Vendas de Veículos e Motocicletas lideram as vendas no comércio varejista goiano (31,6%)


Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o mês de abril, o comércio varejista apresentou recuo de 0,7% em volume de vendas, em relação a abril de 2012, no acumulado do ano registrou taxa de 2,9%.  Em termos de receita nominal de vendas verificou-se aumento de 6,9%, no acumulado no ano, janeiro a abril, atingiu 9,5%, sempre, na comparação com mesmo período de 2012. O comércio varejista ampliado (que abrange o segmento de construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças) apresentou taxa positiva de 13,0% para o volume de vendas e 16,7% para a receita nominal, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12       Meses

No Ano

12       Meses

 

fev/13

mar/12

abr/13

fev/13

mar/12

abr/13

 

Comércio Varejista Geral

-0,3

4,5

1,6

3,0

6,4

0,3

4,9

-0,7

2,9

6,9

 

Combustíveis e lubrificantes

-1,0

3,5

8,3

5,0

7,3

-1,3

10,8

10,5

6,4

5,5

 

Hipermercados, supermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo

-2,1

4,1

-5,4

0,0

5,3

-4,9

1,4

-10,8

-3,6

2,8

 

Hipermercados e supermercados

-2,2

4,4

-5,6

0,0

5,6

-5,0

1,3

-10,6

-3,6

3,3

 

Tecidos, vestuário e calçados

0,5

5,8

10,2

5,6

4,9

5,7

10,5

16,6

11,3

7,2

 

Móveis e eletrodomésticos

-1,0

-0,8

9,2

3,3

8,4

3,3

2,7

6,8

6,0

11,7

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

6,8

4,8

14,9

9,2

9,9

15,8

5,8

19,2

15,4

15,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,3

2,4

12,7

6,5

6,6

55,1

36,6

18,6

42,7

67,5

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

5,2

-2,0

5,1

4,0

0,2

3,2

-14,7

-12,8

-5,9

-1,5

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

5,5

15,4

7,0

10,7

10,2

13,7

29,5

-7,3

14,9

17,3

 

Comércio varejista ampliado geral

1,2

3,1

9,1

5,1

7,7

5,7

9,4

13,0

9,8

10,4

 

Veículos/motocicletas/partes/peças

3,2

1,4

22,4

8,5

10,1

11,7

17,6

31,6

18,8

14,5

 

Material de construção

4,4

0,0

16,2

7,8

6,4

8,1

-0,4

13,2

8,4

10,0

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.                                                                  

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013.

 

 


Em abril de 2013, o Comércio Varejista do País registrou taxas de variação de 1,6% no volume de vendas e de 10,4% na receita nominal. No acumulado do ano cresceu 3,0% em volume de vendas e 11,1% na receita.  Na comparação regional em volume de vendas, os melhores resultados ocorreram nos estados de: Roraima (15,6%), Paraíba (13,7%), Mato Grosso do Sul (13,2%), Rio Grande do Norte (11,6%) e Tocantins (10,2%).  O resultado do comércio varejista do País foi bastante favorável, pois, entre as 27 unidades da Federação pesquisadas, apenas quatro apresentaram variação negativa, conforme Gráfico 1.

 

 

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12 Meses

No Ano

12 Meses

 

fev/13

mar/12

abr/13

fev/13

mar/12

abr/13

 

Comércio Varejista Geral

7,6

13,6

10,4

11,1

11,9

6,8

12,8

6,9

9,5

11,2

 

Combustíveis e lubrificantes

4,4

8,9

13,5

9,3

7,4

1,2

13,0

14,4

7,6

1,2

 

Hipermercados, supermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo

9,3

17,3

7,0

11,9

14,7

5,6

14,1

0,3

7,2

11,5

 

Hipermercados e supermercados

8,9

17,2

6,3

11,5

14,7

5,1

13,6

0,3

6,8

11,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

5,3

11,5

16,1

10,9

8,0

11,3

16,8

22,3

17,1

10,8

 

Móveis e eletrodomésticos

-0,8

0,4

12,3

4,2

6,5

5,0

5,7

11,5

8,4

12,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,3

9,0

21,0

14,3

13,2

18,7

8,2

23,7

18,8

17,6

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

10,9

7,2

18,4

11,3

9,2

61,2

41,8

23,8

48,4

72,4

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

2,9

-3,8

3,9

1,6

-3,7

2,3

-15,1

-8,5

-5,7

-4,4

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

11,1

21,8

13,1

16,5

14,0

19,7

36,6

-2,0

20,9

21,4

 

Comércio varejista ampliado geral

5,5

8,2

14,1

9,5

10,0

8,4

13,1

16,7

12,6

11,2

 

Veículos/motocicletas/partes/peças

0,7

-0,4

20,3

6,1

6,6

9,6

16,2

29,8

16,5

10,0

 

Material de construção

6,9

2,9

19,8

10,6

8,7

Governo na palma da mão

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