IBGE inicia uma nova série no comércio varejista do país: Goiás cresceu 4,4%.



De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) incorpora, a partir desta edição, algumas revisões metodológicas, dentre as quais:

 

1.     Atualiza a amostra de informantes para 5.700 empresas, selecionadas a partir do cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da Pesquisa Anual de Comércio – PAC 2008.

 

2.     Adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual – 2.0.

 

3.     Incorpora a nova estrutura de pesos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA (adotada a partir de janeiro de 2012) aos índices específicos de preços utilizados como deflatores, para obtenção de volume de vendas.

 

4.     Na série completa dos índices (série encadeada), os índices de janeiro de 2000 a dezembro de 2003 têm por período de base o ano de 2000; os índices de janeiro de 2004 a dezembro de 2011 têm por período de base o ano 2003; os índices de janeiro de 2012 em diante têm por período de base o ano 2011.

 

5.     A série encadeada desde janeiro de 2000 tem como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011=100.

 

Os resultados do comércio varejista goiano, para o mês de janeiro de 2012, apontaram um crescimento de 4,4% em volume de vendas, e de 9,4% em receita. Em 12 meses houve a adição de 6,8% para as vendas e de 11,0% para receita nominal.  No Brasil, o incremento nas vendas foi de 7,3% e, na receita, de 12,1%. Em 12 meses, verificou-se 6,6% de incremento para o volume e 11,4% para a receita de vendas. As melhores variações em volume, no recorte estadual, foram verificadas em Roraima (24,5%), Tocantins (22,8%), Mato Grosso do Sul (18,53%) e Paraná (17,1%).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

nov/11

dez/11

jan/12

nov/11

dez/11

jan/12

 

Comércio Varejista Geral

6,7

6,7

7,3

7,3

6,6

5,4

6,4

4,4

4,4

6,8

 

Combustíveis e lubrificantes

1,2

0,4

-0,7

-0,7

1,0

-7,9

-10,7

-9,3

-9,3

-5,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

6,2

4,6

7,6

7,6

4,3

9,7

4,5

5,7

5,7

7,7

 

Hipermercados e supermercados

6,3

4,6

7,7

7,7

4,3

9,7

4,3

6,3

6,3

7,9

 

Tecidos, vestuário e calçados

0,4

0,8

3,1

3,1

3,2

1,3

1,0

-4,6

-4,6

5,7

 

Móveis e eletrodomésticos

12,3

15,3

11,9

11,9

15,9

3,9

13,4

11,2

11,2

8,3

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

8,4

7,0

8,6

8,6

9,4

10,4

8,1

12,4

12,4

14,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

5,5

-2,3

10,3

10,3

5,7

28,5

-1,2

64,0

64,0

21,4

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

24,7

34,8

32,7

32,7

21,3

-6,1

14,6

14,1

14,1

3,4

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

2,6

3,4

15,1

15,1

4,8

6,7

5,4

13,7

13,7

7,2

 

Comércio varejista ampliado geral

3,2

4,3

7,7

7,7

6,4

1,2

0,5

11,1

11,1

7,4

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-2,7

-0,7

6,9

6,9

5,5

-3,4

-7,0

18,7

18,7

7,8

 

Material de construção

5,8

5,1

13,7

13,7

9,0

7,6

5,9

16,5

16,5

9,4

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

Elaboração: Segplan – GO/Sepin /Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012

 

 


 

No comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, o aumento foi de 11,1% no volume de vendas em janeiro. Para o acumulado de 12 meses, obteve-se um ganho de 7,4%, tendo como base o mesmo período do ano anterior. A receita nominal de vendas cresceu 13,3% em janeiro, e 9,5% em doze meses.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No   Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

nov/11

dez/11

jan/12

nov/11

dez/11

jan/12

 

Comércio Varejista Geral

10,8

10,1

12,1

12,1

11,4

8,2

8,5

9,4

9,4

11,0

 

Combustíveis e lubrificantes

7,9

7,2

4,3

4,3

9,1

-0,6

-3,6

-2,6

-2,6

9,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,5

10,8

13,3

13,3

11,6

14,6

10,3

12,3

12,3

14,7

 

Hipermercados e supermercados

12,7

10,8

13,4

13,4

11,5

14,6

10,1

12,7

12,7

14,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

8,8

9,0

9,3

9,3

11,4

10,4

8,3

1,3

1,3

12,8

 

Móveis e eletrodomésticos

9,1

10,9

10,4

10,4

12,4

-1,6

8,5

9,3

9,3

2,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

13,3

11,9

11,7

11,7

13,7

12,8

11,4

13,4

13,4

16,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

11,2

3,0

13,6

13,6

10,4

32,3

1,7

56,4

56,4

23,0

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

7,8

20,0

17,6

17,6

4,9

-13,0

3,7

4,2

4,2

-4,8

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

8,4

8,5

18,6

18,6

10,7

12,9

11,4

18,7

18,7

14,1

 

Comércio varejista ampliado geral

5,7

6,4

10,4

10,4

9,1

3,3

2,2

13,3

13,3

9,5

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-4,3

-2,6

5,4

5,4

3,9

-3,4

-7,5

16,4

16,4

6,6

 

Material de construção

8,4

7,5

16,3

16,3

12,6

12,7

Governo na palma da mão

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