IMB publica Panorama do Biogás do Estado de Goiás
O Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) publica nesta segunda-feira (29/9) o “Panorama do Biogás do Estado de Goiás”, um documento que apresenta o potencial de produção de biogás no estado. O estudo mostra que Goiás tem capacidade de produzir 2,2 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano. Esse montante seria suficiente para abastecer 98% da demanda por energia elétrica das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.
O levantamento do potencial de produção de biogás em Goiás foi realizado a partir da avaliação de setores como agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja e mandioca), pecuária (aves, bovinos e suínos), agroindústrias (álcool e açúcar, biodiesel, laticínios, cítricos, cervejarias, abatedouros), além de resíduos urbanos (sólidos, esgoto, poda e resíduos de centrais de abastecimento). Após o diagnóstico, constatou-se que, frente à atual produção de 41,9 milhões de metros cúbicos ao ano, o estado encontra-se aquém do potencial, explorando apenas 1,9% da sua plena capacidade produtiva.
Por fim, o relatório ressalta as oportunidades econômicas e regulatórias para expandir a cadeia do biogás em Goiás, incluindo incentivos previstos em leis estaduais, possibilidades de parcerias público-privadas, linhas de crédito e tratamento tributário diferenciado. Além de contribuir para a sustentabilidade, o aproveitamento dos resíduos agropecuários e urbanos para a produção de biogás pode praticamente suprir a demanda energética de grandes regiões do país. Dessa forma, o estudo conclui que o biogás é um vetor estratégico tanto para o desenvolvimento regional quanto para a transição energética sustentável.
Confira o documento na íntegra clicando no ícone abaixo.




