IMB auxiliará órgão ambiental do Ministério da Defesa
Visando parceria para desenvolvimento de sistema para estruturação de banco de dados, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) recebeu a diretoria do Instituto Mauro Borges (IMB) nesta terça-feira (24/9), em Brasília (DF).
Órgão do governo de Goiás, o IMB realiza pesquisas e estatísticas nas áreas de economia, geoprocessamento, geografia e ciências sociais. O instituto atua na produção e sistematização de informações sobre aspectos socioeconômicos e territoriais do estado de Goiás.
Analistas do Censipam visitaram em agosto a sede do IMB em Goiânia e conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. A intenção é que sejam realizados cursos tanto pelo Censipam quanto pelo IMB para capacitação do pessoal de ambos os órgãos.
“Acreditamos que a expertise do IMB possa ser bastante útil na conclusão do projeto Panorama, que busca a organização do banco de dados e de informações geoespacializadas produzidas pelo Censipam”, afirmou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.
“Fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com o trabalho do IMB. As ferramentas e processos utilizados serão de extrema utilidade para o projeto Panorama. Estamos em pleno desenvolvimento do projeto e esperamos colocar a primeira versão do geoportal no ar em dezembro”, afirmou o analista Luiz Bueno, do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV).
Durante a reunião, o gerente de dados estatísticos do IMB, Bernard Silva, apresentou os sistemas de bancos de dados, estatísticas e mapas desenvolvidos pelo IMB, que fornecem subsídios para conhecimento da realidade física, econômica e social de Goiás. A apresentação foi transmitida, por videoconferência, para os Centros Regionais do Censipam em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).
“Temos todo interesse em estreitar essa parceria no que pudermos contribuir. Fico feliz com essa ideia de via de mão dupla. Acho que temos bastante a aprender também”, afirmou o diretor-executivo do IMB, Cláudio André Nogueira.
Fonte: Censipam (2019).
Clique aqui para acessar a notícia no site da CENSIPAM