Entrega da Estação Hemocentro revitalizada marca nova fase do transporte coletivo

A inauguração da Estação Hemocentro, ocorrida na tarde desta quinta-feira (9/5), marca o início de uma nova fase do transporte coletivo, com investimentos de cerca de R$ 182 milhões na infraestrutura do Eixo Anhanguera. O vice-governador, Daniel Vilela, e o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, entre outras autoridades participaram do evento.

Os recursos, provenientes do subsídio pago pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia e de cidades da Região Metropolitana, serão destinados à revitalização das 19 estações e cinco terminais que integram o corredor de ônibus exclusivo que corta Goiânia de leste a oeste e atende mais de 150 mil pessoas por dia.

Vilela lembra que essa é a primeira vez na história que o Eixo Anhanguera recebe investimentos em sua infraestrutura. “Tudo o que há de mais moderno dentro de um sistema de transporte coletivo no mundo está tendo aqui nesta estação, terá nas demais estações e nos terminais também. É o Governo de Goiás em parceria com as prefeituras investindo no transporte coletivo, algo que nunca havia acontecido”, afirma Vilela.

“Toda a tecnologia que está implementada aqui só se vê em países de primeiro mundo. Eu garanto que não há nenhuma estação no Brasil com toda tecnologia e qualidade que essa aqui tem.”, pontua Adriano.

A Estação Hemocentro conta com padrões de acessibilidade e alta tecnologia. A plataforma com com sinal Wi-Fi gratuito e uma torre para carregamento de celular. Os usuários contam ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de rotas disponíveis para uma viagem segura.

Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos. Será possível consultar o último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.

Cronograma de obras
Atualmente, outras três estações do Eixo Anhanguera estão em obras (Anhanguera, Vila Bandeirante e Universitária). A reforma da Estação Lago das Rosas começa nesta sexta (10/5).

O Terminal Novo Mundo também está em obras. O próximo será o da Praça da Bíblia, cuja reforma está prevista para junho deste ano. Já o Terminal do Dergo será fechado para reforma em setembro. A previsão é de que todas as obras sejam concluídas até o final de 2025.

O Governo de Goiás ficará responsável pela operação do BRT e integração com o Eixo Anhanguera assim que ele for entregue à população, o que está previsto para junho.

Além disso, todas as linhas alimentadoras terão 100% da frota substituída com ônibus novos e equipados com ar-condicionado e 150 ônibus elétricos no total.

Conforto
Também foi realizado um estudo detalhado através de uma consultoria especializada que apontou quais linhas devem ser acrescentadas ou receber veículos extras para atender a demanda.

O secretário Adriano da Rocha Lima afirma que, além da qualidade, a população terá acesso ao conforto e que os investimentos a longo prazo permitirão que o transporte coletivo se torne uma referência internacional.

“A população merece, pois há muito tempo vem enfrentando o transporte sucateado. Não é só modernizar a infraestrutura, mas ter um transporte de qualidade que traga conforto para a população. Nosso transporte será referência no mundo”, vislumbra.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo