Ação Cidadã leva serviços básicos ao entorno


Ampliar o acesso da população aos direitos sociais básicos. Esse é o objetivo do programa Ação Cidadã, que vai percorrer 17 municípios goianos até dezembro deste ano, sendo prioritárias as cidades do Nordeste goiano e do entorno do Distrito Federal. Monte Alegre de Goiás foi o local escolhido para a primeira edição, nos dias 7 e 8 de maio, com o registo de 3.782 atendimentos. O próximo destino é o município de Cavalcante, nos dias 28 e 29 de maio.

O projeto é iniciativa da Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã). “Queremos levar aos municípios mais distantes e à população em situação de vulnerabilidade social o acesso a serviços básicos, mas que são essenciais e fundamentais. Muitos não têm documentação básica, vamos oportunizar a emissão de certidão de nascimento, identidade, CPF. Sem a certidão, não é possível emitir Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. E esses documentos possibilitam realizar matrícula na escola, cadastrar em programas sociais, abrir conta em banco, por exemplo”, diz a secretária Lêda Borges, da Secretaria Cidadã.

Além da Secretaria Cidadã, outras pastas do Governo de Goiás contribuem com serviços à população, como a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan); Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico; Defensoria Pública; OVG. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras municipais também são parceiros. O projeto fica por dois dias em cada cidade. No primeiro dia, o horário de atendimento é das 8 às 17 horas. No segundo dia, das 8 às 12 horas.

Serviços

A população tem acesso gratuito a diversos serviços, como emissão de CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Passaporte do Idoso, corte de cabelo, atendimento do Banco do Povo e do Renda Cidadã, palestras sobre empreendedorismo, recreação para crianças e adolescentes, entrega de remédios, orientação jurídica e abertura de processo pela Defensoria Pública, atendimento odontológico, atendimento da Unidade Móvel da Mulher do Campo e da Floresta, doação de enxovais para recém-nascidos em situação de vulnerabilidade social, doação de muletas e andadores para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, e programa Pai Presente, com reconhecimento de paternidade.

Medicamentos gratuitos

O programa conta com a participação da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), que oferece medicamentos à população, mediante apresentação de receita médica. Os remédios disponibilizados são: amoxilina, captopril, dipirona, hidroclorotiazida, ibuprofeno, paracetamol, propanolol e ranitidina.

Cidades

Lêda Borges explica que o programa vai percorrer prioritariamente cidades do Nordeste goiano e do entorno do Distrito Federal. “As cidades do Nordeste de Goiás foram escolhidas pela distância de Goiânia e a consequente dificuldade de acesso a serviços de cidadania. Já o Entorno receberá o Ação Cidadã pela grande demanda dos benefícios”. Em maio, o Ação Cidadã, que já passou por Monte Alegre, vai ainda a Cavalcante (dias 28 e 29). Em junho, Teresina (dias 11 e 12), Mambaí (dias 18 e 19) e Nova América (dias 25 e 26) recebem o programa. Em julho, é a vez de Rubiataba (dias 2 e 3), Damianópolis (dias 16 e 17) e Aragarças (dias 30 e 31). Agosto, o atendimento será em Valparaíso (dias 13 e 14) e Novo Gama (dias 27 e 28). Setembro, o Ação Cidadã chega a Nova Roma (dias 17 e 18). Outubro, Cidade Ocidental (dias 1 e 2) e Luziânia (dias 29 e 30). Novembro é a vez de Guarani de Goiás (dias 12 e 13) e Cumari (dias 26 e 27). Fechando a programação de 2015, em dezembro o projeto será realizado em Colinas do Sul (dias 3 e 4) e Goiatuba (dias 17 e 18)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo