Compliance da Goiasprev promove palestra sobre ética no setor público.

O palestrante convidado foi o secretário geral da governadoria do Estado e mestre em filosofia, Adriano da Rocha Lima.

O Comitê Setorial de Compliance Público da Goiás Previdência promoveu nesta sexta-feira (18/09), uma palestra sobre ética no setor público. O evento aconteceu por videoconferência e teve como tema “Ética no Setor Público”, com o  objetivo de propagar e debater sobre a ética no trabalho e na sociedade.

Mestre em  Filosofia pela UFRJ e bacharel em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela PUC do Rio de Janeiro, Adriano Rocha Lima, discorreu sobre uns dos temas mais discutidos na atualidade nos setores públicos e privados em todo mundo, os quais aderem cada vez mais aos Programas de Compliance como  ferramenta  das ações de  transparência, em respeito aos cidadãos que dependem direta ou indiretamente da prestação de serviços.

 Ao iniciar  sua apresentação, Rocha Lima lembra que “Ética não é uma questão apenas de Compliance”. Mesmo reconhecendo que o Programa é uma das maiores conquistas do Governo, a ética e a moral apesar de ter significados distintos, caminham de mãos dadas e tem implicações diretas em nossas ações que, por sua vez, refletem no nosso comportamento dentro da sociedade.

Em Goiás,  o  Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de (PCP) foi lançado em fevereiro de 2019, por meio  do Decreto  Governamental nº 9.406/2019, tendo sido iniciados os trabalhos da Gestão de Riscos na Goiasprev em março do mesmo ano, com a assinatura do Termo de Compromisso assinado entre a Goiasprev, a CGE e a PGE.

A palestra faz parte do atendimento ao Ranking do PCP 2020, que dentre outros quesitos contempla a replicação do tema Ética. Com comitês setoriais em todos órgãos estaduais, o Programa tem ampliado cada vez mais os debates sobre os temas “Ética” e “Moral” na rotina de seus colaboradores.

Segundo a coordenadora dos trabalhos de Compliance na Goiasprev, Adriana Jesus, os debates que o Governo do Estado tem promovido dentro programa de Compliance (PCP), são fundamentais num momento que o Brasil está discutindo a prática da corrupção, colocando luz sobre a moral no serviço público "É de suma importância levar cada vez mais,  os servidores públicos repensarem  suas  atitudes, suas ações no dia a dia do trabalho e também vida diária de cada um, porque a questão ética faz parte da nossas vidas  enquanto cidadãos e sociedade”.

Responsável pela coordenação do Programa na previdência estadual, o assessor de controle interno da Controladoria Geral do Estado, Renato Simão Bernardes, parabenizou o palestra pela expressiva colaboração na propagação do tema “Ética”, a qual faz parte do Eixo 1 do Programa e do atendimento ao Ranking do PCP /2020. “O Comitê Setorial da Goiasprev, mesmo em teletrabalho, tem mostrado total compromisso com as ações do Compliance Público. A participação de mais de 80 colaboradores na palestra de hoje, demonstra  que a Pasta está atenta ao compromisso com a ética e a moral no convívio entre seus pares e na prestação de serviços à população. ”Eventos como esse, oferecem oportunidade única aos servidores públicos, como reflexão sobre comportamento, a moral e os valores. Princípios a serem aplicados tanto na vida profissional, quanto pessoal. É um excelente crescimento a todos e às instituições que inserem essa discussão em seu meio”, afirma Bernardes.

Para o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, a palestra do secretário Adriano Rocha Lima, foi extremamente colaborativa com o programa e ações internas de gestão integrada, participativa e de resultados, implementados na instituição. Gilvan ressaltou ainda,  a importância das decisões pessoais no conceito ético e suas  implicações frente à sociedade. “ O Programa de Compliance Público do Estado de Goiás faz parte  dos projetos prioritários da previdência estadual. Hoje, podemos dizer que temos um compromisso social com o bem estar dos nossos colaboradores e beneficiários, graças às ações voltadas para a transparência e integridade na prestação de serviços da administração pública”, ressalta o presidente.

Além da participação  expressiva dos colaboradores e membros do Comitê Setorial do PCP da gestão previdenciária estadual, fizeram também parte da reunião, os  diretores  de Militares e Relacionamento com o Segurado, Ten. Cel. José Lemos da Silva Filho,  de Previdência, Milena Guilherme Dias Barcelos,  de Gestão Integrada, Marcelo Fernandes, do chefe de gabinete, Jarbas Antônio Ferreira e do presidente da Prevcom-BrC, Nelson Fujimoto e equipe.

 

Comunicação Goiasprev

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo