Previdência estadual de Goiás é representada na 69ª Reunião Ordinária do Conaprev

Evento tem como um dos principais objetivos instituição do Regime de Previdência Complementar

O presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido da Silva, participou, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/11), da 69ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). A reunião, realizada por videoconferência, contou em sua abertura, com a participação do subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social e presidente do Conselho Nacional, Allex Albert Rodrigues, além de palestrantes convidados, técnicos da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e de representantes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos estados e vários municípios da Federação. A pauta sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC) foi apresentada pela coordenadora-geral de Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência, Marcia Paim Romera. 

Na sequência,  foram apresentados o Painel de Agentes Públicos e Militares (2014/2018), por Claudio Hamilton Matos dos Santos, coordenador de Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); a nova sistemática de compensação previdenciária, por Leonardo Motta, coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência; e o novo Demonstrativo das Aplicações e Investimentos dos Recursos (Dair), por Júlio Romeu Maciel dos Santos, coordenador de Gerenciamento de Informações Previdenciárias da Secretaria. 

Na quinta-feira (19/11), o evento trouxe a apresentação, debates e deliberação sobre a Proposta de novo Estatuto do Conaprev, elaborada por uma comissão de conselheiros eleitos, da qual fez parte o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido da Silva. Os debates contaram ainda com a participação do presidente do Conaprev, Allex Albert Rodrigues, da presidente da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape); da primeira vice-presidente do Conaprev, Tatiana de Lima Nóbrega; e do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão, Mayco Pinheiro.

Segundo Gilvan Cândido, os temas tratados na reunião, foram muito proveitosos. O tema sobre a instituição do Regime De Previdência Complementar, teve uma excelente exposição; dentre os pontos abordados, destacou-se a discussão sobre o processo seletivo para a entidade administradora do plano de benefício.  “Esse tema foi extremamente esclarecedor, considerando que a Previdência Complementar está entre as principais demandas da Goiasprev e do Governo do Estado. Em Goiás, estamos na etapa de escolha dessa unidade gestora. Esse é o grande desafio. Vamos preparar um edital com ampla participação (poderes, servidores e representação de municípios) e discutir com a Subsecretaria da Previdência, além de realizarmos as discussões com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, um dos órgãos reguladores do Regime”, afirma o presidente.

Goiás Previdência/Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo