Técnico da Goiasprev ministra curso a servidores da Secretaria da Saúde

Gerente de Concessão de Aposentadoria Josiniro da Silva Coelho e servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás em sala de aula.

A convite da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, a Goiás Previdência promoveu, na manhã da última terça-feira (09/10), um curso de atualização previdenciária a servidores daquela Pasta.

O curso, que foi ministrado pelo Gerente de Concessão de Aposentadoria Josiniro da Silva Coelho, contou com a participação de mais de quarenta colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde e fez parte da programação de eventos da CIPA.

Segundo o técnico de enfermagem e bacharel em Direito, Willian Alves de Almeida, membro da CIPA, o tema foi sugerido pelos próprios servidores que buscam maiores informações sobre o processo de aposentadoria, tais como: documentação, regras, averbações, tempo de serviço, tempo de contribuição, simulação e outros. Almeida, que é lotado no Centro de referência de Medicina Alternativa e Complementar da SES, informa, ainda, que alguns dos participantes já estão com o processo de aposentadoria em andamento e outros próximos a requerer sua aposentação. “Nosso principal objetivo é a preparação para essa etapa do profissional, que muitas vezes não sabe por onde, quando e como iniciar o processo da aposentadoria. Esse curso nos trouxe informações básicas e importantes para o início do procedimento, como os pré-requisitos, os cálculos financeiros e as regras previdenciárias”.

Para o especialista em aposentadorias, Josiniro Coelho, a preparação para a aposentadoria deveria ter início desde a efetivação do servidor, considerando que o mesmo deverá apresentar um histórico completo e documentado, para dar início ao processo, sendo que a falta da documentação completa é uma das principais causas da demora na conclusão do mesmo. “É de fundamental importância, também, orientar o servidor sobre as regras beneficiárias a cada um, para que se faça uma prévia análise da sua aposentação, visto que a falta de conhecimento ou precipitação pode gerar um arrependimento futuro”, assevera o Gerente.

A ministração do Curso de Atualização Previdenciária destinada aos profissionais da área, bem como ao servidor público, faz parte do Projeto de Gestão da Goiasprev denominado “Formação Previdenciária Continuada”. Conforme a Presidente, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, as solicitações para a realização do mesmo tem aumentado a cada ano. “Só neste ano foram cinco turmas. Duas delas, através da Escola de Governo. E a intenção é orientar cada vez mais tanto o servidor que atua nos processos, quanto o servidor no momento da transição de ativo para inativo. Para tanto, temos uma equipe técnica especializada, preparada para transmitir esses conhecimentos sempre que solicitados, em consonância com o elenco de responsabilidades dos Regimes Próprios de Previdência Social”, conclui a Presidente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo