Goiasprev participa do 17º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem em Curitiba



 















O Diretor de Previdência da Goiasprev, Maxuêlo Braz de Paula, acompanhado de uma equipe de gerentes e técnicos da Instituição, participa de segunda a quarta-feira (18 a 20/09), do 17º Congresso Nacional de Previdência da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – Aneprem –, em Curitiba-PR.

O evento, que tem como tema “Os Desafios do RPPS Frente a Reforma da Previdência” e conta com a participação de representantes dos Regimes Próprios de Previdência dos Estados e vários municípios brasileiros, abriu sua programação com a Palestra Magna: Reforma da Previdência x Ajuste Fiscal, por Sergio Cutolo, Ex-Ministro da Previdência Social.

Com um vasto roteiro, o 17º Congresso debaterá, dentre outros, temas atuais e comuns a todos os regimes de previdência, como os Desafios e Oportunidades de Investimentos no Cenário Econômico Atual, tendo como Mediadora  a jornalista Mara Luquet, ex-colunista da TV Globo, comentarista da rádio CBN e autora de diversos livros sobre finanças; a Previdência Complementar: Mitos e Verdades, por Alexandre Wernesbach, Prof. da UFES e Presidente da Previdência Complementar do ES; as Estratégias para Mitigar Riscos à Sustentabilidade do RPPS a partir da Auditória Operacional do TCU, por Fabio Henrique Granja e Barros, Secretário de Controle Externo do TCU; e as Alternativas em Fundo de Ações para um Cenário de Queda da Taxa de Juros, por Jorge Marino Ricca, Gerente Executivo de Fundo de Ações da BBDTVM.

O Congresso dá destaque também ao setor financeiro, discutindo a  Mudança de Cenário: Como Investir de Forma Eficiente e Diversificada, por Celson Plácido, Estrategista chefe da XP Investimentos e ao gerenciamento dos RPPS, com a Governança e Transparência na Gestão Previdenciária, por Adriana Carvalho Vieira, Coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Governança da ABRAPP e as Orientações Técnicas para Elaboração da Reforma da Previdência nos Estados e Municípios, por Bruno Sá Freire Martins, Especialista em Direito Previdenciário, autor de diversos livros na área previdenciária e consultor jurídico da Aneprem.

No setor jurídico, foi apresentado, ainda,  a Jurisprudência dos Tribunais Superiores de repercussão no RPPS, por Fábio Zambitte Ibrahim, Professor da FGV, Mestre em Direito Previdenciário, Doutor em Direito Público e autor de diversos livros, tendo como Moderadora Milena Guilherme Dias Barcelos, Assessora Técnica do GOIASPREV e Coordenadora do COPAJURE, e a Responsabilização dos gestores perante os órgãos de controle, por Ivens Zschoerper Linhares, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Gilberto Pereira, Coordenador de Auditoria na SRPPS/SPREVMF.

Ainda na programação, pautas que merecem destaque no atual cenário da previdência nacional, como os Desafios da Longevidade e uma Proposta de Previdência para o Brasil por Henrique Noya, Diretor do Instituto Mongeral Aegon de Longevidade, e Casos de Sucesso na Gestão Previdenciária, com o “Iprecom Itinerante”, por Lenir Genilse Molossi Comin, Diretora Presidente do IPRECON e “Viabilizando a Concessão das Aposentadorias Especiais, por Douglas Tanus A. F. Figueiredo, Diretor Jurídico do SEPREV; outros temais abordados são: o Equilíbrio Financeiro e Atuarial no Curto, Médio e Longo Prazo; a importância da Macro Alocação para o Processo de Investimento no RPPS; os Investimentos em Títulos Públicos: Formas e Procedimentos; Perícia Médica como Instrumento de Controle na Gestão Previdenciária;  a Qualificação Cadastral para Fins de Emissão do E-social e os Investimentos Alternativos.

Segundo a Presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, o Congresso Nacional da Aneprem, é um dos mais importantes do setor. Essa edição em especial, foi pensado de forma macro, com assuntos vivenciados por todas as instâncias da previdência no Brasil, com destaques pontuais que integram o Projeto da Reforma Previdenciária. “ A participação dos gestores e técnicos dos Regimes de Previdência nesses debates são de extrema importância para a atualização e troca de experiência entre Estados e Municípios. Como responsável pela previdência dos servidores públicos do Estado de Goiás, sempre busquei o aprimoramento dos profissionais da instituição, como forma de valorização das equipes e da excelência no atendimento aos nossos usuários”, afirma a Presidente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo