Atletas goianos se classificam para campeonatos internacionais de artes marciais

Atletas goianos confirmados em dois importantes torneios internacionais de artes marciais foram recebidos no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na manhã desta terça-feira (12/03), pelo governador Ronaldo Caiado. Os lutadores têm em comum o fato de participarem do projeto Construindo Campeões, iniciativa do Governo de Goiás que, desde 2019, oferece aulas gratuitas de artes marciais em quase 100 municípios. “Acredito muito na educação e no esporte, e estamos investindo pra valer nessa juventude”, declarou Caiado.

Durante o encontro com os atletas, Caiado ressaltou a importância das iniciativas públicas que incentivam as práticas esportivas. “Todo país desenvolvido se orgulha em ter, nas Olimpíadas, o maior número de medalhas de ouro. É isso que nós temos de buscar. O Brasil não pode ficar tão atrasado”, disse ele. “Projetos como o Construindo Campeões e o Pró-Atleta permitem que nossos atletas treinem e se aperfeiçoem para competir mundialmente”, defendeu.

Ao todo, oito atletas do projeto Construindo Campeões estão confirmados no Mundial de Karatê em Malta, que será disputado de 21 a 24 de março, e dois irão para o Panamericano de Taekwondo no Rio de Janeiro, em maio.

Além dos preparativos para o Panamericano de Taekwondo, o goianiense Patrick Cardoso vive a expectativa de ser convocado para os Jogos Olímpicos de Paris. Ele acumula importantes feitos, como o ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro no último domingo (10/03), ocasião em que foi titular da seleção brasileira. “Estou com pé direito ali, nas Olimpíadas 2024”, contou ao governador. “Os projetos do Governo de Goiás amparam o atleta da melhor forma possível, ajudando a conquistar os objetivos sonhados”, avaliou. 

Já o karateca Kaio Vitor Lino definiu como gratificante a possibilidade de representar Goiás na disputa de um campeonato internacional. Ele acredita que o projeto mudou sua vida. “Entrei para o karatê através do Construindo Campeões. Me apoiou em tudo, desde o início. Antes não tinha verba para me manter. Hoje em dia estou até trabalhando com isso, conseguindo a oportunidade de ir para um mundial”, relatou o atleta de Valparaíso de Goiás. 

Oportunidades


De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, o Construindo Campeões expandiu sua área de atuação: agora, não só forma atletas como oferece oportunidade de emprego. “Vários atletas que iniciaram em 2019 hoje dão aula no projeto. Já não forma mais só atletas, forma cidadãos”, afirmou. 

O projeto Construindo Campeões atende hoje mais de 10 mil estudantes em cerca de 100 municípios goianos. A maioria dos participantes é oriunda da rede estadual de ensino. A expectativa, segundo Guerra, é expandir a iniciativa para pelo menos mais 20 municípios que já manifestaram interesse.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo