Pedestres relatam falta de respeito à faixa e elogiam campanha
Roselinia Silva, moradora do Bairro São Carlos, disse que sempre atravessa na faixa, mas que é difícil porque muitos motoristas não param. “Eles não respeitam as pessoas mais velhas e nem as crianças. A gente tem que esperar quando não tem carros na rua para poder atravessar”, relata.
Para auxiliar pedestres como Roselinia, teve início na manhã dessa segunda-feira (04/12) a Semana Goiana de Atenção à Faixa de Pedestre, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO). Em vários pontos da capital foram instalados banners e faixas com mensagens educativas. A ação recebeu elogios da população, que destacou a necessidade da cultura do respeito à faixa.
Até sexta-feira (08/12), cerca de 250 pessoas, entre servidores, colaboradores, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, estarão abordando motoristas e auxiliando os pedestres na travessia das faixas. A meta é reduzir o número de atropelamentos. Por dia, são registrados cinco acidentes envolvendo pedestres em Goiás.
O servidor Waldemir de Oliveira, que trabalha na gerência de fiscalização e penalidade do Detran-GO, esteve pela manhã na Avenida Contorno, no Jardim Colorado e identificou que muitos motoristas e motociclistas não respeitam a faixa, nem o apito ou o pedido do pedestre com as mãos solicitando a parada na faixa. “Falta conscientização dos motoristas, principalmente na hora de pico, em que aumentam a velocidade e o desrespeito ao pedestre”, afirma o servidor.
“Até sexta-feira (08/12) equipes do Detran-GO vão realizar mais de 300 ações educativas visando conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção de acidentes na faixa”, destacou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.