Condutores de categorias C, D e E podem consultar se há necessidade de renovar toxicológico por aplicativo ou site
Os motoristas com habilitação categorias C, D e E devem se atentar à necessidade de atualização do exame toxicológico. Quem tiver a Carteira Nacional de Habilitação com vencimento entre os meses de janeiro a junho devem refazer o exame até a próxima terça-feira, dia 30. Em Goiás, 14.677 condutores estão com ele vencido.
Para auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre o vencimento da validade do toxicológico, que já estava disponível por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, foi criada uma página online pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao acessar a página Portal de Serviços SENATRAN (serpro.gov.br), o condutor consegue saber se há a necessidade ou não de fazer o exame neste momento.
Desde a reforma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 2021, foi estabelecida a necessidade de renovação do exame toxicológico a cada 30 meses para os portadores de CNHs categorias C, D e E. A obrigatoriedade independe do tipo do veículo a ser conduzido ou de exercerem ou não atividade remunerada.
A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Saiba como consultar a validade do toxicológico
- Acessar a página Portal de Serviços SENATRAN (serpro.gov.br)
- Informar CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação nos espaços informados;
- Clicar no botão “Prosseguir”;
- Imediatamente, o usuário será conduzido a novas telas com detalhamento de prazos, vencimentos e alertas.