Detran alerta para obrigatoriedade da cadeirinha

Equipes de educadores do Detran-GO realizaram blitz no Lago das Rosas na última quarta-feira (12/10). Pais e responsáveis que aproveitaram o feriado para passear com as crianças receberam material educativo e puderam tirar dúvidas sobre o uso correto de dispositivos de segurança adequados a cada faixa etária.

O material distribuído pelos educadores alertou os responsáveis para a importância do uso da cadeirinha. Estudos americanos apontam que ela salva vidas, pois reduz em até 70% os riscos de óbitos em acidentes.

Os educadores informaram que até completar um ano, os pequeninos devem ser levados em bebês-confortos, fixados no banco traseiro, e costa para o motorista. De um a quatro anos, a criança deve ser carregada em cadeirinha, fixada no banco traseiro, virada de frente para o condutor. Dos quatro aos sete anos e meio, é necessário o uso do assento de elevação. De sete aos 10 anos, a criança deve continuar usando o banco traseiro, sempre com o cinto de segurança.

O trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças no Brasil. Em 2014, 1.654 meninos e meninas nessa faixa etária morreram nas rua, avenidas e rodovias do país. Destes, 34% eram passageiros de veículos, 29% eram pedestres, 11% estavam em motocicletas, 6% eram ciclistas e 20% dos casos entraram na categoria “outros”.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo