Detran-GO desbarata quadrilha que atuava no cancelamento de multa
Após a apuração preliminar, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás afastou quatro servidores por suspeita de corrupção. De acordo com o apurado pelo Serviço de Inteligência da autarquia, eles estão envolvidos em um esquema de cancelamento de multas de trânsito. Até o momento, foi confirmada a anulação indevida de 300 multas, mas estima-se que o número seja muito maior.
Segundo o levantamento, esses servidores cobravam de 30% a 40% do valor da multa ou o valor fixo de R$ 200 para cancelar os autos de infração. Além de lesar os cofres públicos, a ação prejudicava indiretamente o trânsito, pois fazia com que condutores infratores se livrassem das multas, da pontuação e de possível penalidade de suspensão da habilitação.
Conforme o apurado, há a participação de mais 12 pessoas, além de despachantes, no esquema. Os servidores foram afastados das funções operacionais, ficaram sem senha e foi iniciado um processo administrativo que pode resultar em demissão. Um dos servidores foi exonerado. A apuração já foi encaminhada para a Polícia Civil para a completa elucidação dos fatos.
Um dos servidores envolvidos tinha acesso ao sistema do Detran-GO para cumprir decisões judiciais que determinavam o cancelamento de autos de infração. Eles aproveitavam a permissão e cancelavam multas diferentes do determinado pela justiça.
Prevenção
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o serviço de inteligência da autarquia está atento e trabalha simultaneamente em várias frentes no sentido de prevenir e combater ilegalidades. “Não toleramos nenhuma conduta ilícita seja ela de quem for”, pontua. A autarquia está realizando auditoria nos processos para apurar a quantidade de multas canceladas indevidamente.
O presidente ressaltou ainda que o Detran-GO adotou medidas preventivas para prevenir novas ocorrências. Todos os serviços sensíveis, como cancelamentos de autos de infração, de pontuação e outros, passaram a ser feitos com validação em mais de uma etapa. Ou seja, é necessária a anuência de mais de um setor para a conclusão do serviço.