Detran em Ação realiza mais de 3 mil atendimentos em Edéia
A décima primeira edição do Detran em Ação foi realizada em Edéia, onde mais de 3.000 mil atendimentos foram efetuados de 29 de outubro a 2 de novembro. Os eventos de contato com o público aconteceram na Praça da Rodoviária no Centro, nas escolas e nas ruas, onde foram desenvolvidos diversos programas do Detran Goiás de forma coordenada e sistematizada de modo a contribuir para conscientização da população sobre o respeito à vida no trânsito.
Durante a permanência das equipes do Detran, a cidade recebeu simultaneamente serviços relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de DUA’s, comunicado de venda e informações de veículos, emissão do cartão do idoso, Balada Responsável Educativa e Detranzinho, que desenvolveram atividades nas escolas, formando multiplicadores e incentivando a adoção de comportamentos seguros no trânsito.
O Detranzinho atendeu 706 crianças, além de promover palestras educativas nas escolas, o Detranzinho conta com um veículo adaptado e abriga atividades pedagógicas. O projeto contempla várias ações que buscam sensibilizar os alunos a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.
Educadores de trânsito também trabalharam diariamente na sensibilização dos moradores para a importância do cumprimento da legislação e do respeito ao outro e à vida no trânsito. Em pontos estratégicos do município foram realizadas blitzes educativas do programa Balada Responsável com distribuição de material informativo. Nessas ações, foram abordadas mais de 1.000 mil pessoas que receberam orientação focada nos riscos da combinação de álcool e direção e na utilidade dos equipamentos de segurança na redução da gravidade das lesões em casos de acidentes.
Serviços
O Detran-GO em Ação levou um balcão de atendimento, no formato Vapt Vupt para o município. Os moradores de Edéia puderam tirar dúvidas sobre Carteira Nacional de Habilitação, veículos, consultar pontuação, emitir boletos e solicitar Cartão Especial de Estacionamento. O espaço contou ainda com um simulador de direção, no qual os interessados puderam passar pela experiência de dirigir sob condições adversas.
Foram ofertadas oficinas de pilotagem defensiva de motocicletas e palestras voltadas para o público e profissionais do trânsito. A população que participou das atividades pôde aproveitar para checar a saúde. A administração municipal desenvolveu o programa Prefeitura na Rua, que ofereceu atendimentos e orientações na área da saúde.