De olho na formação do condutor categoria A Detran ministra curso de pilotagem
O Detran por meio da gerência de Formação de Condutores e em parceria com a Seguradora Porto Seguro, realizam de quinta à sábado, no estacionamento da sede do Detran, curso de pilotagem para qualificação de instrutores de trânsito, e servidores da autarquia que usam o veículo de duas rodas como meio de transporte.
O curso é dividido em duas etapas, teórica e prática. Abordando comportamentos individuais, sete hábitos da pilotagem defensiva, frenagens e os segredos das curvas. Todas as atividades têm como foco a transmissão de conhecimento e a sensibilização de quem pilota e ensina futuros condutores, para a necessidade do respeito às leis de trânsito e da busca da redução de acidentes e de óbitos no trânsito.
O curso é ministrado pelo especialista em trânsito brasileiro, palestrante e instrutor, Carlos Amaral. Ele assegura, “Os fatores comportamentais humanos são os verdadeiros e principais causadores dos acidentes e que, sem uma atitude empática e respeitosa com a vida, as técnicas de pilotagem são obsoletas”, afirma, o instrutor.
Os motociclistas representam mais de 60% das vítimas de acidentes de trânsito. O número é ainda maior, quando computadas com as vítimas sequeladas. O instrutor de trânsito, Luciano ramos, definiu o curso como uma reciclagem, “Uma reciclagem para nos capacitar e poder repassar aos candidatos de obtenção à CNH”. Luciano, motoqueiro e com experiência profissional a mais de quatro anos, acrescentou que desconhecia algumas técnicas abordadas na aula prática, “A aula de direção de curvas me atentou para vários pontos que desconhecia, agora estou melhor capacitado para guiar e ensinar”, concluiu, o instrutor.
Para tentar reduzir índices tão alarmantes de acidentes, o presidente do Detran, Flávio Prates, reforça o compromisso do órgão em capacitar melhor os futuros condutores. “Nossa missão à frente do Detran é capacitar adequadamente o condutor, para isso, estamos padronizando as pistas de prova do Estado. Incluímos biometria e telemetria durante todo o processo para obtenção de CNH. E capacitando os instrutores com cursos de aperfeiçoamento para termos 100% de aprovação nos exames de prática”, aponta, Flávio Prates.
No mês voltado à prevenção de acidentes de trânsito, o Detran em parceria com a Seguradora Porto Seguro trabalha juntos, com intuito de conscientizar os condutores a adotarem uma postura mais segura para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.