Detran deve sinalizar 140 municípios em 2017

Com a conclusão dos trabalhos em Águas Lindas, Faina e Edeia, nos próximos dias, o Detran-GO encerra a etapa de 2016 do programa Goiás Sinalizado.
Neste ano, 75 municípios foram beneficiados com 90.330 metros quadrados de sinalização horizontal e 327 tachões, 180 tachinhas, 342 postes e 42 placas.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o programa irá fazer uma pausa programada, devido ao período chuvoso, que impede o bom desempenho dos trabalhos. “Voltaremos no próximo ano com força total. Queremos dobrar o número de municípios atendidos”, afirma o presidente. A meta é levar a ação a 140 municípios no próximo ano.

O Código de Trânsito Brasileiro coloca a sinalização como competência dos municípios.

“Sensível às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, o governo de Goiás, por meio do Detran-GO, vem auxiliando os prefeitos
com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de placas, faixas de pedestre e retenção, rotatórias
e outras sinalizações que se fizerem necessária para a advertência e orientação de pedestres, ciclistas e condutores”, explica Manoel Xavier.

O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborados por engenheiros. O foco central é a redução dos pontos de conflitos;

adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de
travessia e maior segurança a pais e alunos.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu quase 200 municípios, levando mais segurança ao trânsito de áreas urbanas. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização  horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja novo.

Cultura

A sinalização é um dos pilares do tripé da segurança de trânsito, composto ainda por educação e fiscalização. “Para que tenhamos uma efetiva redução dos índices de acidentes faz-se necessária a mudança de comportamento dos agentes do trânsito (pedestres, ciclistas e condutores). Porém, essa evolução só virá com ações ostensivas de educação para o trânsito e condições adequadas de trafegabilidade, sinalização adequadas”, ressalta o diretor Técnico João Balestra do Carmo.

O diretor lembra que o Goiás Sinalizado integra os programas de educação para o trânsito desenvolvidos pelo Detran-GO. Ele cita como exemplo o Balada Responsável e o Detranzinho. Assim como esses programas, a implantação da sinalização busca criar uma nova cultura nos municípios. “Queremos proporcionar à população condições de circular em segurança em veículos automotores e, principalmente, de valorizar e respeitar o ciclista e o pedestre”, explica João Balestra.

O Goiás Sinalizado integra um pacote de ações de valorização e atenção à vida que vem sendo desenvolvido pelo Detran-GO. Na busca pela promoção da segurança no trânsito, a autarquia age em três frentes:

inteligência, prevenção e repressão. A primeira busca identificar pontos de conflitos. A segunda desenvolve programas educativos e de engenharia de tráfego. A última realiza a fiscalização, garantindo o cumprimento das leis de trânsito.

Banner Mobile

💬 Fale com a Anna

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo