Balada aborda mais de 3.500 pessoas em Caldas
O programa Balada Responsável, do Detran-GO, abordou mais de 3.500 pessoas em Caldas Novas de 12 a 15 de novembro, quando o município recebeu o Caldas Country. A ação buscou sensibilizar moradores e turistas para a necessidade do respeito às leis de trânsito e à vida e fiscalizar o cumprimento da legislação, especialmente, no que se refere à Lei Seca.
Equipes de educadores fizeram visitas a locais de aglomeração de pessoas para abordagens pedagógicas, buscando estimular uma reflexão sobre os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Elas abordaram 2.800 pessoas. O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, enfatizou o papel conscientizador do programa que atua com o intuito de prevenir acidentes e conflitos no trânsito. “O foco deve ser sempre a educação para o trânsito”, destaca.
Apesar dos esforços dos educadores, o número de condutores flagrados sob o efeito do álcool foi considerado alto, 171 pessoas. As equipes de fiscalização abordaram 1.724 veículos. Dentre os motoristas que dirigiam após a ingestão de bebidas alcoólicas, 165 foram autuados e tiveram a CNH recolhida. Outros, 6 foram encaminhados à delegacia por embriaguez ao volante, quando o índice de alcoolemia é superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido do pulmão.
A maioria dos condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Caldas Novas é composta por homens jovens. Quarenta e dois tinha entre 18 e 25 anos; 55, de 26 a 30 anos; 27, de 36 a 45 anos; e 27, mais de 46 anos. Também foram flagradas 14 mulheres.
A bebida alcoólica diminui as funções visuais e a aptidão para fazer duas coisas ao mesmo tempo; reduz a concentração e a capacidade de processar informações, como a de ver e entender placas ou sinalizações, por exemplo.