Bicicleta apresenta melhor benefício para o trânsito

Qual o melhor meio de deslocamento pela cidade, carro, ônibus, bicicleta…? Para responder a essa pergunta, o Detran-GO e o Programa Educando e Valorizando a Vida, da Universidade Estadual de Goiás (EVV|UEG), realizaram na última terça-feira (20), o Desafio Intermodal 2016.

Durante o experimento, os desafiantes tiveram que percorrer um percurso de 12 quilômetros em horário de pico e foi constatado que o mototáxi apresentou menor tempo de deslocamento (19’40”). Porém, a bicicleta apresenta, dentre todas as variáveis, o melhor custo benefício. Com o tempo de 20’42”, a bike não consome combustível fóssil, não polui o meio ambiente, não ocupa grande espaço na pista, além de apresentar gasto calórico considerável e vários benefícios à saúde.

Desafiantes a pé, de bicicleta, de bicicleta elétrica, de motocicleta, de mototáxi, com carro, táxi e ônibus foram convidados a fazer um percurso da sede da UEG em Anápolis até a Praça Americano do Brasil. O experimento estuda as formas de deslocamento em uma cidade, onde um trajeto é percorrido na velocidade comum do cotidiano. Depois, por meio de questionário, é feita entre os participantes a coleta de dados, com destaque para o tempo total despendido e as adversidades encontradas no percurso, como emissão de poluentes e condições climáticas.

O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Confira o tempo de deslocamento:

Mototáxi 19’40”
Bike 20’42”
Motocicleta 23’05”
Bike Elétrica 25’15”
Táxi 30’30”
Ônibus 64’30”
Pedestres 103’09”

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo