Trânsito passa integrar calendário escolar
Por ano mais de 1.600 crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil. Eles são a principal causa de morte de pessoas de 0 a 14 anos. Para mudar essa realidade, o governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) implantou o Dia do Trânsito na Escola. A partir desta data, em todos os anos, no dia 22 de setembro, professores e alunos vão dedicar a reflexão e discussão sobre educação para o trânsito. A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano aborda o tema: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.
A cerimônia, que marcou o primeiro Dia do Trânsito na Escola, foi realizada no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, e contou com a participação de parceiros do Detran na semana (Correios, Caixa, UEG, Agetop e Seduce) e de autoridades como o subsecretário Metropolitano de Educação, Marcelo Ferreira de Oliveira; do superintendente de Educação da Seduce, Marcos das Neves; do chefe de gabinete do Detran, Antônio Augusto de Azeredo Coutinho Filho; dos diretores João Balestra do Carmo Filho (Técnica e de Atendimento) e Paulo Silva de Jesus (Gestão, Planejamento e Finanças); e do presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.
As 1.132 unidades da rede pública de ensino dedicaram uma aula para discutir a temática trânsito. São mais de 25 mil professores conversando sobre segurança viária e cidadania com 550 mil alunos.
Além de garantir a segurança das crianças, a expectativa do Detran-GO com a implantação do Dia do Trânsito na Escola é preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores. “As crianças têm esse poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. Na medida em que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta.
Durante o evento, a Banda Marcial Nova Aliança, composta pelos alunos do colégio, sob o comando do maestro Jackes Douglas, apresentaram coreografia e executaram músicas populares como Tequila e Bad Romance.
Saúde
Durante o evento, o Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas realizaram um Pit Stop da Saúde na escola, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de acuidade visual e orientações nutricionais. O Detran-GO também levou o programa Detranzinho para discutir educação para o trânsito com os alunos do colégio Francisco Maria Dantas.
O Detranzinho contempla várias atividades que buscam sensibilizar os alunos a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.