GCM deve iniciar estágio em ações de trânsito no dia 12

A partir do dia 12 de dezembro, agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia farão estágio para atuar no trânsito. Atualmente, cem profissionais realizam o curso de formação de agentes de trânsito, oferecido pelo Sest/Senat. A previsão é que a formação aconteça em 30 de dezembro. Depois dessa data, eles estarão aptos a atuar em ações educativas e de fiscalização.
O curso, que tem a duração de 220 horas-aula, é um dos pré-requisitos para que seja concretizado o convênio entre a CGM e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Pelo documento, a autarquia delega à Guarda Civil poderes para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano. 
O compromisso foi reafirmado nesta terça-feira, dia 6, pelo presidente do Detran-GO, Eduardo Machado e pelo comandante da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro. Após a capacitação, os agentes da CCM poderão autuar e aplicar medidas administrativas de trânsito de forma isolada ou conjunta e programar operações.
O convênio prevê ainda a realização de ações educativas e de prevenção de conflitos no trânsito. Caberá à Guarda Municipal, por exemplo, coletar e tabular dados estatísticos sobre acidentes no perímetro urbano, planejar ações visando a redução de acidentes; organizar e participar em conjunto com o Detran-GO de campanhas voltadas à educação de trânsito. 
As atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito serão acompanhadas pelo Detran-GO, que também será o responsável pelo fornecimento do talonário de Auto de Infração de Trânsito. As autuações dos motoristas infratores serão geridas pela autarquia, que notificará as autuações e penalidades.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo