Detran-GO capacitará professores para incluir educação de trânsito nas escolas
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Secretaria de Estado da Educação concluíram edital para firmar convênio para qualificar professores para atuarem como multiplicadores. O objetivo é capacitar os profissionais da rede pública Estadual para inserir a temática trânsito como tema transversal nas salas de aula, estimulando o debate sobre o exercício da cidadania e o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro, conhecendo e respeitando as normas de trânsito desde criança.
De acordo com o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, o projeto-piloto ocorrerá em Goiânia, formando 120 professores. Por meio da Escola Pública de Trânsito do Detran-GO, os professores do 6º ao 9º ano serão capacitados para ensinar noções de trânsito aos alunos da rede pública. “Queremos fazer com que a educação de trânsito seja ensinada na escola e passe a fazer parte da rotina do aluno. Desta forma, quando ele for tirar a CNH já saberá o conteúdo básico do Código Brasileiro de Trânsito, além de ser um pedestre ou um ciclista mais consciente”, enfatiza o diretor.
A parceria firmada com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, prevê que o Detran-GO ofereça gratuitamente o curso teórico de instrutor e examinador de trânsito aos professores que tiverem interesse. Em contrapartida, o tema deverá compor o projeto político-pedagógico do conteúdo aplicado nas escolas e ser desenvolvido de forma interdisciplinar no horário das aulas.
Segundo o diretor, a previsão é que a primeira turma tenha início em abril. O curso terá 208 horas-aulas e contará com disciplinas como direção defensiva, mecânica, legislação, psicologia e didática, dentre outras. As aulas serão onlines, ministradas por profissionais especialistas servidores do Detran-GO.
Goiânia, 4 de fevereiro de 2021.
Comunicação Setorial do Detran-GO.