Operação Duas Rodas apreende 159 motos irregulares
A Operação Duas Rodas, deflagrada na manhã desta quarta-feira (22/1), apreendeu 159 motocicletas que estão em desacordo com a Lei Federal 12.977, mais conhecida como a Lei do Desmonte. As normas para fiscalização foram reforçadas com a Lei Estadual 20.645/2019, permitindo, dentre outras coisas, a apreensão e prensagem de peças automotivas usadas cuja origem não possa ser comprovada pelo proprietário. A ação foi realizada pela Gerência de Ação Integrada do Detran-GO, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.
Foram fiscalizadas simultaneamente quinze empresas de Goiânia. Em todos os estabelecimentos vistoriados foram encontradas irregularidades. Desses, 14 foram autuados pelo Detran-GO. 432 motocicletas foram vistoriadas, dessas, 159 foram apreendidas, 137 são sucatas que estavam em circulação, 19 com suspeita de adulteração e três provenientes de crimes. Os responsáveis foram notificados e vão responder processos administrativos instaurados pelo Detran-GO.
Segundo o gerente de Ação Integrada da autarquia, tenente-coronel Sérgio Marques Duarte, será permitido ao proprietário das motocicletas reaver o bem, caso comprove a regularidade dos veículos junto à leiloeira. De acordo com o tenente-coronel, operações como a deflagrada nesta quarta-feira visam coibir o comércio de peças de origem ilícita, contribuindo para a redução dos índices de furtos e roubos de veículos.
A lei federal nº 12.977 prevê que as empresas de comércio de autopeças e desmontes sejam credenciadas junto ao Detran-GO. Elas devem identificar, por meio de etiquetas, as peças de carros sucateados que voltam para a comercialização, com o objetivo de reduzir a quantidade de roubos e furtos de veículos no país. Ela também proíbe a revenda de itens de seguranças usados com airbags, cintos de segurança, suspensão, vidros e outros.
A ação desta quarta-feira contou com 21 colaboradores do Detran-GO, 40 militares, 20 policiais civis e seis da Polícia Técnica Científica.
Goiânia, 22 de janeiro de 2020
Comunicação Setorial do Detran-GO