Balada Responsável autua mais de 100 motoristas alcoolizados no final de semana
No último final de semana, as blitzen do programa Balada Responsável autuaram 108 condutores que foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Nos três dias, as equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, autuaram 301 condutores por infrações diversas como falta de licenciamento, más condições de manutenção de veículos e outras. Setenta veículos foram removidos ao pátio.
De acordo com o major Daniel Rezende, gerente de Fiscalização do Detran-GO, três condutores foram presos por embriaguez, o que configura crime de trânsito. O motorista é encaminhado à delegacia de polícia quando o teste do etilômetro apresenta mais de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido ou seu comportamento indica comprometimento da capacidade psicomotora, na forma disciplinada pelo Conselho Nacional de Trânsito, conforme estabelece o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Os condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool são multados e têm o veículo retido. Eles têm a Carteira Nacional de Habilitação apreendida e respondem a processo administrativo que pode levar a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Quando cometem crime de trânsito (embriaguez), além das sanções administrativas podem pegar de seis meses a três anos de detenção.
Goiânia, 12 de agosto de 2019.
Comunicação Setorial – Detran-GO.