Detran inaugura sinalização de trânsito em Quirinópolis

        Com o objetivo de contribuir para segurança no trânsito, reduzindo o número de acidentes, foi concluída mais uma ação do Detran-GO em Quirinópolis, nesta sexta-feira (12/04). Três bairros e as duas avenidas principais da cidade receberam sinalização horizontal e 2.215 alunos de quatro escolas foram atendidos pelo programa Detranzinho, que busca formar multiplicadores de conhecimento sobre educação para o trânsito, contribuindo para a preservação de vidas. Todo o trabalho foi realizado em parceria com a prefeitura municipal.

        A entrega da sinalização foi realizada pelas equipes das Gerências de Engenharia de Tráfego e de Formação de Condutores e Educação de Trânsito do Detran-GO, durante cerimônia que contou com a presença de autoridades, do secretário municipal de Administração, coronel Bonfim, e do prefeito Gilmar Alves. O chefe do executivo destacou a importância da parceria para o município. Segundo ele, o trabalho conjunto com tem rendido benefícios para o trânsito de Quirinópolis.

        Distante 285 quilômetros da capital, Quirinópolis tem cerca de 50 mil habitantes, conforme o IBGE, e conta com uma frota de 34.217 veículos. Lá, a equipe da Gerência de Engenharia de Tráfego realizou sinalização gráfica horizontal, que é implantada sobre o pavimento para o controle, advertência e orientação ou informação, como faixa de pedestres, faixas contínuas ou intermitentes.

        Já a equipe da Gerência de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito investiu na formação de multiplicadores de conhecimento e no estímulo à adoção de comportamentos seguros entre crianças e jovens, que foram sensibilizados para, por exemplo, utilizar a faixa de pedestre,  e usar o cinto ou outro dispositivo de segurança adequado à faixa etária. A conscientização é feita por meio da metodologia Aprender Fazendo, da Lego Education.

        O Detranzinho é uma ação contínua e conta com um micro-ônibus adaptado que abriga atividades pedagógicas. O trabalho é iniciado com uma palestra educativa, na qual os alunos recebem orientações sobre segurança e legislação de trânsito. No segundo momento, é realizada a atividade Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos de 4 a 6 anos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade); e Cidade para Todos – Nível I e II. Nesse estágio, os alunos são estimulados a construir uma cidade, focados na busca por soluções para maior segurança, acessibilidade e fluidez no trânsito.

Goiânia, 12 de abril de 2019.
Gerência de Comunicação do Detran-GO.

Banner Mobile

💬 Atendimento

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo