Detran adota programa de controle de risco
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) é uma das primeiras entidades públicas do Executivo goiano a adotar o Compliance. A adesão foi feita na última sexta-feira (15/03) pelo presidente da autarquia Marcos Roberto Silva, durante evento comandado pelo governador Ronaldo Caiado. O programa, que será coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam pautados na legalidade, a fomentar a transparência e a combater a corrupção.
Nos próximos quatro meses, o Detran-GO receberá a consultoria de técnicos da CGE para implantar e consolidar os mecanismos de controle de risco. Nesse período, será constituída a estrutura do Comitê Setorial de Compliance Público; elaborados o plano de ação de controle para tratamento de riscos; a matriz de riscos; o plano de comunicação de riscos e o estabelecimento dos relatórios de gerenciamento de riscos e de atividades do responsável pelo gerenciamento de riscos.
O objetivo principal do trabalho é assegurar o bom uso dos recursos públicos, combatendo a corrupção e os desvios de conduta. A implantação do Compliance será obrigatória nos órgãos da administração direta e indireta.
Goiânia, 18 de março de 2019.
Gerência de Comunicação do Detran-GO.