Detran leva Goiás Sinalizado a sete municípios
O Governo de Goiás por meio do programa Goiás Sinalizado, executado pelo Detran, realiza sinalização horizontal e vertical em sete municípios, durante mês de novembro. Jaupaci, Teresina de Goiás, Barro Alto, Mutunópolis, Serranópolis, São Francisco e Ipameri recebem pinturas sobre o pavimento das vias e placas de sinalização ao longo da pista.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), coloca a sinalização como competência dos municípios. “Sensível às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, o governo de Goiás, por meio do Detran-GO, vem auxiliando os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de placas, faixas de pedestre e retenção, rotatórias e outras sinalizações que se fizerem necessária para a advertência e orientação de pedestres, ciclistas e condutores”, explica Flávio Prates.
A sinalização correta gera melhores condições de circulação, que dirime conflitos e reduz significativamente os riscos de acidentes. Os municípios que recebem sinalização ganham com deslocamento fluido e seguro, pois, a sinalização orienta as ações de condutores e pedestres nas vias. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.
Sinalização
A sinalização é um dos pilares do tripé da segurança de trânsito, composto ainda por educação e fiscalização. “Para que se tenha uma redução dos índices de acidentes faz-se necessária a mudança de comportamento dos agentes do trânsito (pedestres, ciclistas e condutores). Porém, essa evolução só virá com ações ostensivas de educação para o trânsito e condições adequadas de trafegabilidade e sinalização adequada”, afirma o diretor Técnico Ronne Pessoni.
O diretor lembra que o Goiás Sinalizado integra os programas de educação para o trânsito desenvolvidos pelo Detran Goiás. Ele cita como exemplo o Programa Balada Responsável e o Detranzinho. Assim como esses programas, a implantação da sinalização busca criar uma nova cultura nos municípios. “Queremos proporcionar à população condições de circular em segurança em veículos automotores e, principalmente, de valorizar e respeitar o ciclista e o pedestre”, explica Pessoni.
O Goiás Sinalizado integra um pacote de ações de valorização e atenção à vida que vem sendo desenvolvido pelo Detran-GO. Na busca pela promoção da segurança no trânsito, a autarquia age em três frentes: Inteligência, prevenção e repressão. A primeira busca identificar pontos de conflitos. A segunda desenvolve programas educativos e de engenharia de tráfego. A última realiza a fiscalização, garantindo o cumprimento das leis de trânsito.