Audiência Pública do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS é realizada no Detran-GO
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou na tarde desta terça-feira (22), audiência em nível nacional estabelecida pela Lei Federal 13.614/2018, que busca propor regimes de metas para redução de 50% de mortes e lesões em acidentes de trânsito.Várias capitais estão sediando debates e envolvendo órgãos e entidades de trânsito, assim, levantando os pontos críticos de cada região para tomar medidas para redução de acidentes de trânsito de acordo com a realidade local.
Segundo o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício José Alves Pereira, o Pnatrans tem como meta principal reduzir pela metade o número de acidentes de trânsito até o ano de 2028. “Para atingir nossa meta de redução de acidentes de trânsito, estamos ouvindo todos os seguimentos e demais órgãos, para em julho divulgarmos as metas traçadas até 2028”, afirma Maurício.
O Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, mencionou a importância da audiência. “Por ser um espaço no qual a sociedade pode contribuir para a elaboração de soluções para a redução dos números de lesões e mortes no trânsito, bem como a necessidade de envolvimento de todas as instituições e da sociedade na implementação de medidas visando alcançar todas as metas estabelecidas”.
O Diretor de Operações do Detran Goiás, Assis Peixoto, destacou as ações educativas que a autarquia vem desenvolvendo para ajudar a reduzir os altos índices de mortes no trânsito. “Hoje levamos educação para o trânsito por meio da Blitz educativa e fiscalizatória da Balada Responsável e Detranzinho. Mas audiência como está, que possibilita uma troca de informação, conscientização entre o órgão e os cidadãos servem para buscarmos outros meios de abordagens para cumprir a meta do Pnatrans”.
O Debate contou com a participação de autoridades como o presidente do Denatran, Contran, Secretário de Segurança Pública de Goiás, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito, poder judiciário e vários outros. Todas as manifestações das autoridades e da sociedade serão avaliadas e consideradas na estruturação do plano de ação e de metas do Detran Goiás, objetivando a redução das mortes e lesões no trânsito nos próximos dez anos.