Sociedade busca mudanças no trânsito
Realizadas neste final de semana, varias atividades chamaram a atenção da sociedade goiana para uma mudança no trânsito. As ações que integram a programação do Maio Amarelo, mobilizaram famílias e uniram arte e educação com a missão de sensibilizar o público para a importância do respeito às leis de trânsito.
Piquenique Amarelinho
No sábado, pela manhã, aconteceu o Piquenique Amarelinho, no Parque Flamboyant. A ação foi promovida pela TV Serra Dourada em parceria com Detran-GO e Secretaria da Educação Cultura e Esporte, que atraiu famílias para discutir a temática trânsito de forma descontraída, estimulando a reflexão sobre o papel de cada um na luta pela redução do número de acidentes no trânsito. Teve interação com artistas do Circo Lahetô, com perna de pau, malabares, monociclo, bambolê e palhaços. O público também apreciou o grupo de teatro Ciranda da Arte, que apresentou a peça “O dia em que as placas falaram”, que abordaram a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança pessoal e a construção de um trânsito mais humanizado, onde ciclistas, motociclista e motoristas possam compartilhar as vias com segurança. O ponto alto do evento foi a apresentação dos mascotes da Educação para o Trânsito do Detran-GO, Os Educadinhos.
Caminhada pela paz
No domingo pela manhã foi realizada a Caminhada da Paz, com um percurso de 3km, em parceria com a TV Anhanguera. O objetivo da ação é de despertar na população goiana o alerta para a necessidade de mudar o comportamento no processo da mobilidade urbana, que faz parte da vida de todos os seres humanos, seja como motorista, motociclista, pedestre ou usuário do transporte coletivo. A ação contou com aferição de pressão, teste de acuidade visual, espaço kids, pit stop pet.
Movimento Maio Amarelo
Surgiu com uma só proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. O movimento acontece simultaneamente em trinta países. Para combater os altos índices de acidentes no trânsito e desenvolver uma cultura mais consciente o Detran-GO aderiu ao movimento, e realiza ações durante todo o mês de maio com o apoio de parceiros para mobilizar a sociedade para efetivamente debater o tema trânsito e estimular a conscientização da população para os altos índices de acidentes.