Operação Semana Santa tem foco na prevenção de acidentes
O Detran-GO, em parceria com o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (12/04) nos postos de fiscalização localizados nas GOs 070 (saída para Inhumas) e 020 (saída para Bela Vista) a Operação Semana Santa. A ação busca, por meio da Balada Responsável Educativa, sensibilizar os condutores para os cuidados ao pegar a estrada, sobretudo, no que diz respeito ao cumprimento das regras de trânsito e aos perigos da combinação de álcool e direção.
Até domingo (16/06) estão sendo realizadas blitzes educativas diariamente em Goiânia, Caldas Novas, Cidade de Goiás e Pirenópolis. Durante as abordagens, os educadores distribuem material informativo, orientam condutores e sanam dúvidas sobre segurança de trânsito.
No feriado prolongado, as equipes de fiscalização da Balada Responsável também realizarão trabalho no interior. Blitzes de fiscalização serão realizadas em vários municípios simultaneamente com o objetivo de verificar as condições de circulação dos veículos, checar documentação dos condutores e, especialmente, aplicar a Lei Seca.
O condutor flagrado nas blitzes de fiscalização dirigindo sob influência de álcool será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele terá que pagar multa, terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.
A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista seja enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.