Operação Carnaval 2017 aborda mais de 12 mil pessoas
A Operação Carnaval 2017 deflagrada pelo Detran-GO, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, flagrou 400 condutores dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas. Desses, 383 foram autuados e outros 17, presos, pois os índices registrados pelo bafômetro estavam acima dos 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado (0,34 mg/L). A operação levou blitzes e ações educativas do programa Balada Responsável a sete municípios de sexta-feira (24/02) a terça-feira (1º/03).
Durante o feriado prolongado, foram abordados 2.493 veículos e 12.099 pessoas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Pirenópolis, Caldas Novas, Goianésia e Aruanã. Dentre as abordagens, 9.292 foram feitas por educadores de trânsito, que além de ações em barreiras de fiscalização, visitaram bares, restaurantes e clubes para sensibilizar os foliões para os riscos da combinação de álcool e direção. Eles distribuíram material educativo, ressaltando a importância do respeito às leis de trânsito, especialmente, aos limites de velocidade. Outras 2.807 pessoas foram abordadas em blitzes pelas equipes de fiscalização.
Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, os números evidenciam a importância do reforço da fiscalização nos feriados prolongados. No dia a dia, pouco mais de 5% dos condutores abordados ingeriram bebidas alcoólicas. No carnaval, esse índice ultrapassou 10%. “Mesmo com a intensificação das ações educativas, que neste ano abordaram mais de nove mil foliões, constatamos que é grande o número de condutores que insistem em assumir o risco de beber e dirigir”, afirma o presidente.
Manoel Xavier lembra que além de infração de trânsito gravíssima, a combinação de álcool e direção coloca vidas em risco. “O condutor embriagado tem os reflexos reduzidos, o que diminui seu poder de ação diante de uma situação de perigo e aumenta sua disposição para se arriscar. Por isso, desenvolvemos ações diárias de educação, com objetivo de sensibilizar a população, e de fiscalização, que buscam aplicar a legislação aos que não atendem aos apelos dos órgãos de trânsito e da sociedade que clama por um trânsito mais seguro”.
Durante as blitzes foram lavrados 846 autos de infração de trânsito, recolhidas 347 CNH’s e aplicados 2.501 testes de etilômetro. As equipes de fiscalização também apreenderam uma pistola, recuperaram um veículo roubado e recapturaram um foragido da justiça.