Detran participa de operação com foco em caminhoneiros

Os caminhoneiros foram alvo de uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (22/01) com a finalidade de chamar a atenção para os cuidados com a saúde, direção defensiva e respeito às leis de trânsito. A ação realizada na GO-070, saída para Inhumas, contou com a participação do Detran-GO, Secretaria de Saúde, Observatório da Saúde e Mobilidade Humanas, Batalhão Rodoviário da Polícia Militar e o Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).

    Durante as abordagens, os motoristas contaram com exames de saúde, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e de direção defensiva. A ação focou especialmente na necessidade de descanso desses profissionais. A lei proíbe que o motorista dirija por mais de 5 horas e meia ininterruptas. A cada 6 horas, estão previstos 30 minutos para descanso. O tempo de direção poderá ser elevado pelo período necessário para que ele chegue a um lugar seguro. Na prática isso não ocorre. Alguns condutores dirigem por mais de 10 horas seguidas.

    O cansaço é um fator que eleva os riscos de acidente. Ele diminui os reflexos e a atenção do condutor. Por isso, os caminhoneiros também foram orientados a fazer alimentações leves durante o dia para evitar a sensação de cansaço e o sono após o almoço. O Detran-GO ainda esclareceu os abordados sobre os riscos da combinação de substâncias psicoativas e direção, multiplicando a mensagem: “se beber, não dirija”.

Banner Mobile

💬 Fale com a Anna

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo