Projetos de Participação Social

CINELEITURA DO BEM

O CineLeitura do Bem é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo PROTEGE, integrada às ações do Goiás Social. 

O projeto representa a ampliação do antigo Cine Goiás Itinerante, incorporando novas ações de incentivo à leitura, mediação cultural e atividades educativas, além das tradicionais sessões de cinema itinerante.

OBJETIVOS

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à cultura, ao cinema e à leitura em comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão cultural, formação cidadã e desenvolvimento educacional.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo de crianças, adolescentes e suas famílias com práticas culturais e educativas, contribuindo para a permanência escolar, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a democratização do acesso aos bens culturais.

COMO UTILIZAR

Os municípios interessados em receber o projeto devem realizar adesão institucional por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), durante os períodos de dezembro a janeiro.

No processo de inscrição, o município deverá indicar três datas sugeridas para a realização das atividades. As datas informadas possuem caráter indicativo e a definição final dependerá do cronograma geral de execução, da organização das rotas e da disponibilidade das equipes.

A seleção dos municípios observa critérios técnicos e sociais definidos em edital, considerando, entre outros aspectos:

  • Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF);
  • inexistência ou baixa oferta de equipamentos culturais permanentes;
  • relevância social da ação;
  • viabilidade técnica e logística de execução.

Veja como participar: CINE LEITURA DO BEM


Canais de Atendimento

Responsável: Gabriel Dutra Bastos – Gerente de Fomento ao Audiovisual

📞 Telefone: +55 (62) 3201-4666 
✉️ E-mail: geraudiovisual.cultura@goias.gov.br

Link para página: https://goias.gov.br/cultura/cine-leitura-do-bem/



GIRA LIVROS

O Gira Livros é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que incentiva a doação e a circulação de livros em todo o Estado, promovendo o acesso à leitura, a formação de novos leitores e o fortalecimento das bibliotecas públicas.

OBJETIVOS

O projeto tem como objetivo arrecadar livros para abastecer bibliotecas públicas, espaços de leitura e ações de incentivo ao livro e à literatura desenvolvidas pela Secult.

A iniciativa também promove a reutilização de exemplares em bom estado de conservação, associando sustentabilidade, democratização do acesso à leitura e valorização da cultura.

COMO UTILIZAR

Qualquer cidadão, instituição pública ou privada pode participar realizando a doação de livros em bom estado de conservação nos pontos de coleta credenciados.

As doações são recebidas em caixas identificadas instaladas em locais parceiros. Após triagem e catalogação, os exemplares são destinados a bibliotecas públicas, projetos de incentivo à leitura e ações culturais promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura.

As instituições interessadas em receber um ponto de coleta ou integrar o projeto podem solicitar participação junto à Secult.

Pontos de arrecadação:

  • Centro Cultural Marietta Telles – Goiânia
  • Ministério Público do Estado de Goiás – Goiânia
  • Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia
  • Centro Cultural Oscar Niemeyer – Goiânia
  • Tribunal Regional do Trabalho – Goiânia
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Anápolis
  • Cine Teatro São Joaquim – Cidade de Goiás

Canais de Atendimento

Responsável: Tonis Vinícius de Castro Lacerda – Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto do Livro e Arquivo Histórico

📞 Telefone: +55 (62) 3201-4604
✉️ E-mail: gemceg.secult@goias.gov.br

Governo na palma da mão