A Secretaria

A Secretaria da Cultura de Goiás foi criada em 11 de novembro de 1964, no governo de Mauro Borges Teixeira, unida à pasta de Educação (Lei 5.623). Em 10 de outubro de 1977, sob a administração de Irapuan Costa Jr., é instituída a Fundação Cultural de Goiás (Decreto 1.306), cujas atribuições passam, em dezembro de 1983, sob o governo de Iris Rezende Machado, à Secretaria de Cultura e Desporto (Decreto 2.302).

Em maio de 1989, no exercício do governador Henrique Santillo, cria-se a Fundação Cultural Pedro Ludovico, FUMPEL, (Decreto 3.178), por sua vez extinta pela Lei nº 13.550, de 11 de novembro de 1999, durante a administração de Marconi Perillo. Essa mesma Lei cria a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), promovida a Secretaria da Cultura de Goiás (Secult-GO) em 2012, pelo mesmo governo. Posteriormente, na reforma administrativa de 2015, a pasta passou a integrar a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) – na forma de Superintendência Executiva, durante a quarta gestão de Marconi Perillo.

Sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, a partir da reforma administrativa, foi sancionada a Lei nº 20.417, de 6 de fevereiro de 2019, que recria a Secretaria da Estado da Cultura (Secult Goiás). A publicação consta no Diário Oficial do dia 8 de fevereiro de 2019, data em que tornou o superintendente Executivo de Cultura, Edival Lourenço, oficialmente, o secretário de Cultura de Goiás, cuja a gestão seguiu até 27 de novembro do mesmo ano. A partir desta data, assumiu a secretaria  Adriano Baldy, cargo que ocupou até 25 de janeiro de 2021. 

César Augusto Sotkeviciene Moura assumiu interinamente a secretaria em 28 de janeiro do mesmo ano, cargo que ocupou até 28 de abril de 2022. Já na data de 29 de abril, Marcelo Eugênio Carneiro foi empossado como novo titular da Pasta, ficando à frente da pasta até 05 de janeiro de 2023. Nesta data, a superintendente de Gestão Integrada, Yara Nunes, assumiu interinamente o comando da Secult.

A sede da Secretaria da Cultura de Goiás funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.

Veja aqui a Missão, Visão e Valores da Pasta

Veja aqui o Código de Ética da Pasta

Competências

A Secretaria de Estado da Cultura é um órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei nº 20.417 de 06 de fevereiro de 2019, que alterou a Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, e mantida pela Lei nº 21.792, de 16 de novembro de 2023, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo e dá outras providências.

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Cultura é fomentar, promover e divulgar as mais diversas manifestações artísticas do Estado, com uma política cultural democrática, transparente e acessível a todos os públicos.

Competências

Compete à Secretaria de Estado da Cultura:

I – a formulação e execução das políticas estaduais de desenvolvimento da cultura do Estado;

II – a conservação dos patrimônios cultural, histórico e artístico do Estado;

III – a criação e manutenção de bibliotecas, centros culturais, museus, teatros, arquivos históricos e demais instalações ou instituições de caráter cultural;

IV – a promoção de cursos, seminários, conferências e outros eventos de natureza cultural, para o incentivo ao estudo e à pesquisa sobre a história e cultura de Goiás;

V – a preservação dos valores culturais caracterizados nas manifestações do povo goiano, com assistência  às entidades e aos grupos culturais;

VI – a promoção, o incentivo e apoio às artes cênicas, visuais, audiovisuais, à música, à literatura, bem como à cultura goiana de forma geral;

VII – o estabelecimento de parcerias para a produção cultural com escolas, universidades, organizações sociais, fundações e outras instituições que desempenhem papel relevante no seu desenvolvimento;

VIII – a gestão e o monitoramento do Calendário Cívico e Cultural do Estado de Goiás, além da promoção e do apoio à realização de eventos ou festas tradicionais. 

Parágrafo único. A SECULT, no exercício de suas competências, atuará em cooperação com os demais entes da Federação e os diferentes segmentos culturais na articulação dos sistemas de cultura.

 

Perfil da Secretária

Yara Nunes

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (UniGoiás). É mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e faz parte do colegiado do Núcleo de Estudos Sobre Trabalho da Faculdade de Ciências Sociais (NEST, FCS/UFG).

Atua como perita grafoscopista nos Tribunais de Justiça e do Trabalho do Estado de Goiás. Também foi gerente de Intermediação e Recolocação no Trabalho, responsável pela implantação dos Programas Mais Empregos e Mais Crédito na Secretaria de Estado da Retomada.

Em janeiro de 2022, Yara Nunes assumiu a Superintendência de Gestão Integrada na Secretaria da Cultura do Estado de Goiás (Secult), e no dia 05 de janeiro de 2023, passou a comandar a pasta interinamente como secretária de Estado. Em 28 de abril do mesmo ano, foi nomeada pelo governador como titular da Cultura.

É Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de São Paulo, e atualmente encontra-se cedida para o governo de Goiás, no cargo de secretária de Cultura.

Estrutura Organizacional

A SECULT tem sua estrutura organizacional definida pela Lei nº 21.417/19, sendo dividida em três superintendências responsáveis por atender ao cidadão por meio de suas atividades:

  • Superintendência de Gestão Integrada
  • Superintendência de Fomento e Gestão Cultural
  • Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico

 

Canais de Atendimento

O atendimento presencial acontece das 08h às 12h e 14h às 18h.

Centro Cultural Marietta Telles Machado, Anexo 2, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Setor Central, Goiânia – GO, CEP. 74003010

CNPJ: 32.746.693/0001-52

Telefone: (62) 3201-4600


Para informações de imprensa, entre em contato com a Comunicação Setorial.

Para informações de telefones e endereços das unidades, acesse a página de contatos..

Confira aqui a lista de contatos dos Pontos de Cultura.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo