Galeria Antônio Sibasolly lança exposição de artistas do Centro-Oeste

Mostra tem apoio do Fundo de Arte e Cultura e será aberta neste sábado (23/03), reunindo trabalhos de seis artistas de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal

A Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis, inaugura neste sábado (23/03), às 18h, a exposição  “Novas Aquisições – Coleção Centro-Oeste”, mostra que traz um convite à reflexão e à construção de um novo olhar sobre o papel da arte contemporânea produzida no Centro-Oeste brasileiro. A coletiva fica aberta ao público entre os dias 25 de março e 24 de maio, com visitação das 9 às 18h e entrada gratuita.

A mostra conta com apoio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Participam da coletiva trabalhos dos artistas Camila Soato, Humberto Espíndola, Valéria Pena-Costa, Ralph Gehre, Talles Lopes e Evandro Soares.

Com curadoria de Paulo Henrique Silva, a mostra reúne obras de artistas proeminentes e emergentes, cada um contribuindo com sua própria visão singular, e se desdobra em três núcleos distintos. O primeiro núcleo abriga artistas que exploram a pintura como meio de desenvolver suas narrativas poéticas, criando mundos multifacetados e provocativos. “Neste grupo encontramos Camila Soato, Humberto Espíndola e Valéria Pena-Costa, cujas obras convidam o espectador a uma jornada introspectiva através da paleta de cores e da composição visual”, destaca o curador.

O segundo núcleo apresenta os trabalhos de Ralph Gehre, que explora a interação entre cor e sombra, enquanto o terceiro é composto por Talles Lopes e Evandro Soares, artistas que, embora abordem temas distintos, compartilham uma profunda conexão com a arquitetura em suas investigações artísticas. Essa divisão revela a diversidade de abordagens e temas presentes na produção artística contemporânea do Centro-Oeste, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão em busca das conexões existentes entre suas pesquisas.

Paulo Henrique Silva afirma que é crucial reconhecer o papel fundamental dos editais de fomento, em particular o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que torna possível a realização deste e outros eventos muito significativos para o cenário das artes visuais. “A mostra “Novas Aquisições – Coleção Centro-Oeste” não é apenas uma oportunidade para apreciar a arte contemporânea regional, mas também um lembrete poderoso da importância de valorizar e apoiar a diversidade cultural e artística do Brasil em todas as suas formas”, completa.

Além de ser uma celebração da expressão artística regional, a mostra “Novas Aquisições – Coleção Centro-Oeste” também marca um importante passo no projeto de aquisição de obras para o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis. Esta iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de Anápolis em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, busca ampliar o número de trabalhos de artistas já representados no acervo, ao mesmo tempo que proporciona uma plataforma para aqueles que estão tendo sua primeira obra adquirida.

Serviço
Exposição: Novas Aquisições – Coleção Centro-Oeste
Abertura: Sábado (23/03)
Horário: 18h
Visitação: De 25/03 a 24/04, das 9h às 18h
Local: Galeria Antônio Sibasolly – Praça Bom Jesus – Centro
Entrada gratuita

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo