Centro Cultural Martim Cererê

Nossa história – Nossos Espaços – Programação – Localização – Redes Sociais  – Agende seu Evento

NOSSA HISTÓRIA

O Centro Cultural Martim Cererê, localizado no Setor Sul em Goiânia, é um dos principais centros culturais da cidade e um verdadeiro marco na cena artística goiana. Com uma rica história e uma revitalização recente, tornou-se um espaço de referência para a cultura no estado de Goiás.

A história do Martim Cererê remonta ao início da década de 80, quando foi fundado como uma casa de espetáculos e espaço de manifestações culturais. Seu nome é uma homenagem ao livro “Martim Cererê” do escritor Cassiano Ricardo.

Ao longo dos anos, o Martim Cererê tornou-se um ponto de encontro para artistas, músicos, escritores e entusiastas da cultura em geral. O local abriga diversos eventos, como shows, exposições, peças teatrais, feiras de artesanato e festivais, oferecendo uma programação diversificada que contempla os mais variados segmentos artísticos.

Com o passar do tempo, o espaço enfrentou desafios e passou por períodos de dificuldades, mas em 2018 foi iniciado um processo de revitalização, que visava resgatar a importância e o potencial cultural do local. A revitalização incluiu a reestruturação física do espaço, melhorias nas instalações, ampliação da infraestrutura e a implementação de um novo projeto de gestão, com o objetivo de fomentar e fortalecer a produção cultural local.

Atualmente, o Centro Cultural Martim Cererê é reconhecido como um espaço de vanguarda e experimentação artística em Goiânia. O espaço desempenha um papel fundamental na difusão da cultura goiana, valorizando as expressões artísticas locais e proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e o surgimento de novos talentos. É um espaço que celebra a diversidade cultural e contribui para o enriquecimento da vida cultural da cidade e do estado de Goiás como um todo.

Com sua trajetória histórica e sua revitalização recente, o Centro Cultural Martim Cererê é um exemplo inspirador de resistência, superação e valorização da cultura. É um verdadeiro ícone da cena cultural goiana, que continua a desempenhar um papel fundamental na promoção e preservação das artes e da identidade cultural do estado.

NOSSOS ESPAÇOS

A história das caixas d’água que deram origem ao Martim Cererê está intimamente ligada à necessidade de abastecimento de água na região. No início do século XX, Goiânia passava por um rápido processo de urbanização e crescimento populacional, o que demandava uma infraestrutura adequada para suprir a demanda por água potável. Foi nesse contexto que as primeiras caixas d’água foram construídas na área onde hoje se encontra o Centro Cultural Martim Cererê. Essas estruturas foram projetadas para armazenar água e garantir o abastecimento das residências e estabelecimentos comerciais ao redor. Com o passar dos anos, essas caixas d’água se tornaram ícones da região, testemunhando o crescimento e a transformação de Goiânia. Eventualmente, o local onde as caixas d’água estavam instaladas foi convertido em um espaço cultural e de convivência, dando origem ao Centro Cultural Martim Cererê, que preserva a memória dessas estruturas históricas enquanto promove a arte e a cultura goianas.

Yguá (lugar de guardar água, em xavante) com capacidade para 190 pessoas Pyguá (caverna de água), que comporta 300 pessoas Ytakuá (buraco na pedra), teatro de arena que tem espaço para 500 pessoas Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades

VEM CONFERIR


LOCALIZAÇÃO

Endereço: Rua 94-A – Setor Sul Goiânia – Goiás
Funcionamento: Administração – de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas



ACESSE


Agendamentos de eventos e espetáculos

Mande e-mail para reservas.cultura@goias.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo