CULTURA NA PALMA DA MÃO


CINEMA

Cine Cultura

O Cine Cultura é um cinema de referência, destinado ao público que aprecia filmes de qualidade. O espaço conta com 98 lugares e fica no Centro Cultural Marietta Teles, que é um prédio construído em art decó em 1942 e que foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado –
Praça Cívica – Setor Central – Goiânia – Goiás.


Cine Teatro São Joaquim

Relevante espaço cultural para a cidade de Goiás, o Cine Teatro São Joaquim apresenta grupos teatrais locais, espetáculos diversos e festivais regionais. O teatro ganhou projetor (o antigo equipamento do Palácio das Esmeraldas) que lhe devolveu a antiga condição de cinema e, com isso, tornou-se suporte na realização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Endereço: Rua Moretti Forggi 17, Goiás, Goiás 76600-000, Brasil


TEATRO E MÚSICA

Centro Cultural Martim Cererê

O Centro Cultural Martim Cererê é o espaço dedicado a atividades artísticas nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro. A unidade foi inaugurada em 1988 e transformou as antigas caixas d’água da Saneago (a Companhia de Abastecimento de Goiás) do local em um espaço destinado à cultura.

O espaço é constituído de três teatros: Yguá (lugar de guardar água, em xavante); Pyguá (caverna de água), e Ytakuá (buraco na pedra), teatro de arena e há ainda o Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades.

Endereço:
Rua 94-A – Setor Sul – Goiânia – Goiás


Teatro Goiânia

O Teatro Goiânia é o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade. Ele integra o conjunto arquitetônico do início da capital em estilo art déco. Sua construção teve início em 1940 e sua inauguração oficial se deu em 14 de julho de 1942 com o nome de Cine Teatro Goiânia. O prédio mantém os detalhes arquitetônicos de sua concepção original e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço:
Rua 23, 252 – St. Central, Goiânia – GO, 74015-120


ARTES VISUAIS

Centro Cultural Octo Marques

O Centro Cultural Octo Marques homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni Nazareno e Sebastião dos Reis.

Visitação: todos os dias, das 09h às 17h.
Endereço: Rua 4, nº 215 – Edifício Parthenon Center , Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Trampolim: Mergulho de Jovens Artistas -Coletiva
Traz 46 obras de 22 artistas diferentes que se aventuram nas novas tendências artísticas – até dia 09/06


Vila Cultural Cora Coralina

Construída no Centro de Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina é um espaço multicultural que abriga exposições de artes visuais e plásticas, lançamentos de livros de cunho cultural, feiras de artesanato e economia criativa, mostras de filmes promovidas por cineclubes, entre outros.

A unidade abriga a Sala de Exposições Principal, Sala Multimídia João Bênnio, Sala Antônio Poteiro, Sala Sebastião Barbosa, Hall, Varanda e a Praça Belkiss Spenciére.

Visitação: todos os dias, das 09h às 17h
Endereço: Rua 3, Qd. 67, Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

Clique aqui e confira a PROGRAMÇÃO

Banco indígenas- Grafismo
Estética, formas, cores e as texturas da arte indígena. – até dia 26/05

A Terceira Margem – Coletiva Bordado contemporâneo, realizado em tecido e outros suportes – até 30/05

Imagens Poéticas de uma Cidade Noturna Exposição fotográfica Abordagens poéticas em obras, em diferentes técnicas e estilos – até 31/05


Escolas de Artes Visuais

É o centro de formação de artistas plásticos da Secult Goiás. Trata-se de uma das poucas escolas públicas de área de arte contemporânea do Estado, um espaço de trabalho e ensino que, por meio da criatividade e da liberdade, busca o despertar do aluno para a arte.

Endereço: Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro, mezanino.
Telefone: (62) 3201-4610/4695
Horário: segunda à sexta 8 às 17h

Atualmente a escola está passando por serviços de manutenção. Em breve serão abertas inscrições para novas turma ainda no primeiro semestre de 2024.


MURAIS

Mural a céu aberto – Martim Cererê

Artistas: assinados pelos artistas Plant (Karlla Janaína), Anametista (Ana Paula Ferreira), Buias (João Victor Santos), Leoua (Thaís Silva), Tisha (Letícia de Sá), Mury (Jéssica Muriel), Vant (Victor Leonardo Carvalho), Ferds (Fernando Ribeiro), Kabelin (Eleandro Guilherme) e Naik (Thiago Fernando Pereira).


Mural no Teatro Ytakuá

Artista: Danilo Itty Mura


Mural no Bar Karuá

Artista: ilustrações de Paulo Paiva, com colaboração de Benjamin Garcia.


Mural da Vila Cultural Cora Coralina

Painel “Assim como o céu” – artista Wilson Formiga


MUSEUS

Museu da Imagem e do Som (Mis)

O Museu da Imagem e do Som de Goiás é constituído de um acervo de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos. O MIS desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Secult aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia – Goiás.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das  9h às 17h
Entrada: Gratuita

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Programação da Semana de Museus

Programação da Semana de Museus


Museu Pedro Ludovico Teixeira

O Museu Pedro Ludovico apresenta um acervo diversificado e representa vários estilos que remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira.

O prédio, construído em art déco entre 1934 a 1937, tem o projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás e representa um grande marco da modernidade e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital.

Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e aos sábados, domingo, inclusive nos feriados, da  9 às 12h  e  das 13 às 17h

Visitas por agendamento no e-mail: museupedroludovico@goias.gov.br
Endereço: Rua 25, nº 66 – Setor Sul – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Programação da Semana de Museus


– Museu Ferroviário de Pires do Rio

O Museu Ferroviário é uma unidade da Superintendência de Patrimônio Histórico Cultura e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Foi criado em 1989 no espaço onde funcionava a antiga oficina mecânica das locomotivas a vapor da Rede Ferroviária Federal.

O acervo é constituído de locomotivas a vapor, balanças, máquinas, picotadores de passagens dos séculos XIX e XX, além de peças e objetos que pertenceram aos ferroviários que estão expostos nos galpões reformados e adaptados. 

Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h
Sábado, domingo e feriado somente com visitas agendadas com uma semana de antecedência

Visitas por agendamento:
Telefone: (64) 3461-7970
E-mail: mfpr@goias.gov.br

Av. Coronel Lino Teixeira de Sampaio, S/N, Centro
Pires do Rio – GO

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Programação da Semana de Museus


– Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Goiano Zoroastro Artiaga possui em seu acervo a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, a paisagem natural com uma coleção de taxidermia, arqueologia e mineração colonial, e outros aspectos de ocupação e transformação do território goiano.

A etnologia indígena, navegação do Araguaia, arte sacra, folclore, a imprensa goiana, cinema e fotografia, mineralogia e artes industriais.

O edifício do museu foi construído em 1942/43, em estilo art decó, e compõe o conjunto administrativo de Goiânia. Ele foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004.

Atualmente, o Museu está fechado para reformas. 


– Palácio Conde dos Arcos

O Museu Palácio Conde dos Arcos é um pedaço palpável da História de Goiás, em sau lado mais remoto. Em 1748, Dom João, Rei de Portugal, criou os governos de Goyas, Minas Gerais e Cuiabá e em 9 de novembro de 1749 foi oficialmente instituída a Capitania de Goiás com a posse do primeiro governador, Dom Marcos de Noronha, conhecido como Conde dos Arcos.

Endereço: Praça Tasso Camargo, 1 – Centro, Goiás – GO, 76600-000

Telefone: (62) 3371-1200

Horário: terça à sábado, das 08h às 17h | domingos e feriados, das 08h às 13h

 

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Programação da Semana de Museus


BIBLIOTECAS E ARQUIVO

Biblioteca Pio Vargas

A biblioteca funciona como centro de informação e cultura. Oferece seu acervo e serviços bibliográficos, contribuindo assim para a formação do hábito de leitura na comunidade.

O usuário tem acesso a todo o acervo disponível, mas o empréstimo está restrito as áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado , Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita


Gibiteca

Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 1994 e recebeu o nome de Jorge Braga em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado. O espaço conta com um acervo de mais de seis mil gibis e 11 mil livros, mesas para leitura, tapete e almofadas.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita


Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo

A Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” atende pessoas com deficiência visual. É considerada a única do Centro-Oeste com este nível de organização. Possui um acervo de 4 mil livros em braille, mil títulos em áudio, 30 mil livros no formato digital e 200 títulos em formato daisy, além de disponibilizar uma sala de leitura e computador adaptado para atender aos deficientes visuais. O diferencial são os funcionários conhecidos como ledores, prontos para realizarem a leitura para os usuários.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita


Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico Estadual é o espaço da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) que abriga e organiza os documentos mais antigos e históricos do Estado. Sua origem está ligada aos primeiros tempos de Goiânia. Até 1924 competia a cada secretaria a custódia e a manutenção dos documentos.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Anexo 2, Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro
Telefone: 3201-4656
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO

Programação da Semana de Museus


CONHEÇA A SECULT

A Secretaria de Estado da Cultura é um órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei nº 20.417 de 06 de fevereiro de 2019, que alterou a Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, e mantida pela Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo e dá outras providências.

Uma de suas principais diretrizes é fomentar, promover e divulgar as mais diversas manifestações artísticas do Estado, com uma política cultural democrática, transparente e acessível a todos os públicos. A sede da Secretaria da Cultura de Goiás funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O atendimento presencial acontece das 08h às 12h e 14h às 18h.

Telefone: (62) 3201-4600

A Secretaria

Contatos para informações e agendamentos nas unidades da Secult Goiás

– Arquivo Histórico – aheg@goias.gov.br
– Biblioteca Braille – bibliotecabraille@goias.gov.br
– Biblioteca Pio Vargas – bibliotecapiovargas.cultura@goias.gov.br
– Centro Cultural Martim Cererê – reservas.cultura@goias.gov.br
– Cine Cultura – cineculturagoias@gmail.com
– Cine Teatro São Joaquim – cineteatrosaojoaquim@gmail.com
– Escola de Artes Visuais – ccom@goias.gov.br
– Centro Cultural Octo Marques – ccom@goias.gov.br
– Gibiteca Jorge Braga – gibitecajorgebraga.cultura@goias.gov.br
– Instituto Goiano – igl.secult@goias.gov.br
– Museu da Imagem e do Som – mis.cultura@goias.gov.br
– Museu Ferroviário de Pires do Rio – mfpr@goias.gov.br
– Museu Pedro Ludovico Teixeira – museupedroludovico@goias.gov.br
– Museu Zoroastro Artiaga- museuzoroastro.cultura@goias.gov.br
– Teatro Goiânia – teatrogoiania@goias.gov.br e reservas.cultura@goias.gov.br
– Vila Cultural Cora Coralina – vilacultural.coracoralina@goias.gov.br

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo