Centro Cultural Octo Marques

O espaço

O Centro Cultural Octo Marques é uma unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), e homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni e Sebastião dos Reis, e está localizado no Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro.

O Centro Cultural foi criado na gestão de Henrique Santillo, pelo então secretário de Cultura, na época, o escritor Kleber Adorno. O nome para o espaço cultural foi sugerido pelo escritor José Mendonça Teles, a pedido do secretário, como forma de homenagear um dos artistas mais marcantes do século vinte em Goiás.

O Artista

Octo Marques era um artista autoditada, pintor primitivista e escritor. Nasceu na Cidade de Goiás, no dia 8 de outubro de 1915, e faleceu em Goiânia, no dia 22 de abril de 1988. Partiu sem alarde, sem jornal nacional, apenas a notícia correndo de boca em boca, trazendo aquele misto de compaixão e tristeza. Modesto, simples no seu mundo familiar, viveu seus últimos anos embriagado no álcool de sua solidão. Explorado por muitos, ele construía os seus quadros em troca de alguns trocados que lhe saciavam a fome e a sede de organismo já debilitado. Quanto mais Octo caminhava para o fim, mais suas obras eram disputadas na bolsa da sociedade capitalista, num contraste doloroso. Ele, o artista, o mito, a glória de Vila Boa, catando migalhas na panela da opressão e seus quadros atingindo altos preços no leilão de colecionadores. No Largo do Moreira, onde viveu, a vida continua do mesmo jeito, mas fica a lembrança de Octo Marques, e aqui transcrevo as palavras do saudoso Gontran da Veiga Jardim, na carta que me enviou, do Rio de Janeiro, após a leitura de meu livro No Santuário de Cora Coralina, no dia 2 de janeiro de 1992.

Endereço: Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro, mezanino
Telefone: (62) 3201-4610
Responsável: Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura
Horário: segunda a domingo, das 9h às 17h
E-mail: ccom@goias.gov.br
Redes sociais: @centroculturaloctomarques


Conheça nossas galerias

Galeria de Artes Frei Nazareno Confaloni

Galeria Sebastião dos Reis

Importância Sociocultural
A Galeria Sebastião dos Reis realiza exposições de artistas populares, lançamentos de livros e eventos de artes e artesanatos, bem como incentiva o resgate de manifestações regionais, o resgate e a preservação dos costumes e culturas indígenas que habitam o Centro-Oeste e outras regiões brasileiras. A unidade sede espaço para novos talentos e ainda identifica e cadastra artistas populares e suas obras.

O nome Sebastião dos Reis é uma homenagem ao artista popular primitivista, que morreu em 2 de maio de 1990, vítima de pneumonia, deixando um conjunto de obras que reúne imagens de sua infância, elementos da natureza e figuras de santos. O principal traço de sua arte é a preocupação com temas místicos e religiosos.


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo