Celebrações da Semana Santa são iniciadas na cidade de Goiás

Celebrações da Semana Santa são iniciadas na cidade de Goiás

Milhares de pessoas devem acompanhar as diferentes celebrações do evento religioso, que completa 279 anos de existência

A Procissão de Ramos na manhã deste domingo (23/03), marcou o início da programação da Semana Santa na cidade de Goiás. A missa que aconteceu no Santuário do Rosário e que simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, se repetiu em outras igrejas da cidade histórica, em diferentes horários do dia, exemplificando a mobilização de toda a comunidade vilaboense em um evento que completa 279 anos de existência em 2024. Toda a programação, além do histórico e curiosidades sobre as celebrações, podem ser conferidos no site semanasantaemgoias.cultura.go.gov.br, criado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Às 6h da Segunda-Feira Santa (25) ocorreu a primeira Via Sacra, no Santuário de Aparecida. A programação se repete na Terça-Feira Santa, na Capela de Nossa Senhora da Guia. Nesses dois dias, as tradicionais missas são realizadas em diferentes igrejas vilaboenses.

A Quarta-Feira Santa (27) conta com missas e celebrações em diferentes igrejas da cidade de Goiás durante o dia, em preparação ao ponto alto das celebrações, a Procissão do Fogaréu. Às 17h, o Fogareuzinho, versão infantil da celebração, tem início no Quartel do XX até o Santuário de Rosário. O evento é uma prova da passagem das tradições às novas gerações, uma marca da comunidade local.

Às 23h59, em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Morte, tem início a Procissão do Fogaréu, mais importante manifestação turística e religiosa da antiga capital goiana. Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás, o evento simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo.

Na encenação, devotos vestidos com capas de diversas coloridas, chamados de farricocos, invadem a antiga Vila Boa com tochas e percorrem a famosa Procissão do Fogaréu, uma tradição iniciada no século XVIII. A expectativa dos organizadores da celebração é, neste dia, mais de 20 mil turistas estejam na cidade histórica apenas.

 Já a Quinta-Feira Santa (28) marca o início do Tríduo Pascal, com missas do Lava-pés sendo realizadas no período noturno em diferentes igrejas da cidade. Às 23h30, tem início a Procissão dos Penitentes, em frente à Igreja São Francisco de Paula. São homens em vestes brancas, carregando tochas, cantando e orando para as almas dos mortos.

Uma extensa programação marca a Sexta-Feira da Paixão (29). Às 5h, é realizada a Via Sacra na Capela São Vicente e na Capela Nossa Senhora Aparecida. Ao longo do dia, há programações diferentes em vários pontos da cidade de Goiás. Às 20h, acontece a Cerimônia da Dramatização do Descendimento da Cruz no Largo do Chafariz, seguida da Procissão do Senhor Morto.

O Sábado Santo é considerado um dia de silêncio, retiro e oração, com a Vigília Pascal em três igrejas e a Visita ao Cristo Sepultado, das 8h às 15h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.

O Domingo de Páscoa, uma das festividades mais importantes para o cristianismo, é marcado por missas pela manhã e também à noite na cidade. Em uma delas, às 9h, no Santuário do Rosário, acontece a saída da Folia do Divino Espírito Santo.

Para a titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Yara Nunes, a programação da Semana Santa representa uma tradição de quase 300 anos, com uma beleza e simbologia que fazem da cidade de Goiás um dos mais importantes destinos nesta época do ano no país.

“A fé e a cultura do povo atraem milhares de turistas de todo o mundo até a nossa querida Vila Boa. Com o reforço na estrutura garantida pelo Governo de Goiás, a expectativa é que a edição de 2024 da Semana Santa faça com que cerca de 70 mil pessoas visitem a cidade nos próximos dias de celebrações”, afirma a secretária.

Riquíssima

O diácono Heber da Rocha Rezende Júnior ressalta que além do aspecto religioso, a Semana Santa na cidade de Goiás é riquíssima em detalhes culturais, artísticos, gastronômicos, musicais e artesanais que atraem turistas e mobiliza a comunidade local, movida pela fé, mas também pela tradição.

Heber da Rocha classifica a Procissão do Fogaréu diz que mesmo há 46 anos participando da programação, ainda se emociona com todo o ritual que transporta a todos para outra época. O diácono já esteve à frente da Irmandade do Senhor de Bom Jesus dos Passos e da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), duas das realizadoras da Semana Santa na cidade de Goiás.

“A expectativa é de que seja um ano com quantitativo de turistas bem maior do que os anteriores. Pelo o que a gente está percebendo, com as pousadas lotadas e pelos comentários da própria imprensa, isso deve se confirmar”, afirma Heber.

O diácono destaca o respaldo fundamental da Prefeitura Municipal de Goiás no evento, garantindo toda a infraestrutura, e também do governo estadual, com recursos importantes para a edição deste ano. Heber cita ainda o apoio de toda a comunidade, presente em cada detalhe da Semana Santa.

Site informativo

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) criou um site informativo exclusivo sobre a Semana Santa da cidade de Goiás: semanasantaemgoias.cultura.go.gov.br .  Constam no portal toda a programação, com a história e informações de cada celebração e procissão presentes no evento religioso.

Investimento

Neste ano, a Semana Santa na cidade de Goiás recebeu o apoio financeiro do governo estadual, por meio da Secult, que investiu R$ 260 mil via Programa Goyazes com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O recurso custeia gastos com limpeza, figurino, decoração, divulgação, equipe de produção, som, iluminação, além do pagamento de serviços de acessibilidade, e de reparos e manutenção da fanfarra. A programação ainda tem o patrocínio da TV Anhanguera e conta com o apoio do programa Goiás Social, Prefeitura da cidade de Goiás e Câmara Municipal.

O evento

A Semana Santa na cidade de Goiás é realizada pela comunidade vilaboense junto à Diocese de Goiás – Catedral de Sant’Ana; Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT); Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário e Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. São 40 dias de atividade em que a memória coletiva e raízes religiosas da cidade são exaltadas em momentos de fé e devoção.

Potencial Turístico

O turismo religioso é um dos principais atrativos da cidade de Goiás, que foi a primeira capital do Estado e é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além dos eventos tradicionais como a Semana Santa e Romaria de Nossa Senhora Aparecida, o município possui importantes igrejas que fazem parte da história do Estado, como a de Nossa Senhora Aparecida, no povoado de Areias; do Rosário; São Vicente de Paula; a Catedral de Sant’Ana, que atualmente está sendo restaurada pelo Governo de Goiás, entre outras. A previsão é que a programação religiosa da Semana Santa leve, neste ano, mais de 70 mil turistas até a cidade de Goiás.

Acessibilidade

A Semana Santa na Cidade de Goiás de 2024 será acessível a todos os públicos. Foram contratados intérpretes de libras para as cerimônias. Também serão criadas áreas reservadas próximas ao palco das celebrações e atrações para acesso de pessoas idosas, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. Nestes espaços, integrantes da diocese e voluntários atuarão ainda como apoio às pessoas que precisam de auxílio.

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo