Você sabia que existe um órgão público que avalia a qualidade das respostas das Ouvidorias? 

A Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual é formada pela Superintendência de Participação Cidadã da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), que atua como uma unidade central, juntamente com outras 47 unidades de ouvidorias setoriais de órgãos e entidades.  

Por meio das ouvidorias, a população pode encaminhar manifestações que expressam suas opiniões, críticas, sugestões, denúncias e elogios, tornando-se, assim, corresponsável pela construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesse sentido, uma das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria-Geral é a de analisar se as respostas dos órgãos enviadas para o cidadão contemplam os seus anseios de maneira satisfatória. 

No ano de 2023, por exemplo, foram protocoladas 54.332 manifestações, o que equivale a uma média de 148 manifestações diárias da população goiana, segundo o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Ou seja, um contato com os órgãos a cada 10 minutos. Outro detalhe: Dessas manifestações, 16.387 foram sobre saneamento básico/água, trânsito e segurança pública. 

Com relação à amostragem da avaliação de qualidade das respostas das ouvidorias, em 2023 foi de aproximadamente 30%. Já em 2024, 100% das respostas das manifestações recebidas pelas ouvidorias estão sendo submetidas a uma revisão de qualidade pela Ouvidoria-Geral, segundo a gerente de Ouvidoria da CGE, Haleária Alencar. “O aumento se deve à conclusão do processo de implantação do novo sistema da Rede de Ouvidorias”, afirmou.  

Nessa avaliação, as respostas são classificadas em 3 (três) categorias: atende, atende parcialmente e não atende, e os critérios estão detalhados na tabela abaixo:  

Na classificação “não atende”, a resposta é considerada insatisfatória e devolvida à Ouvidoria/Área técnica do órgão para a correção das irregularidades. Esse processo visa avaliar o desempenho das respostas das ouvidorias setoriais às manifestações que lhes são atribuídas. Além disso, por meio da avaliação de qualidade, é possível orientar as ouvidorias setoriais em direção aos pontos de melhorias necessários em seus atendimentos à população.  

Para a avaliação de qualidade das respostas emitidas pelas ouvidorias setoriais, a natureza das manifestações também segue alguns critérios, sendo previamente enquadrada em alguma das seguintes tipologias: denúncia, elogio, reclamação e LAI (Lei de Acesso à Informação). “A avaliação da qualidade é feita para garantir que as legislações estão sendo cumpridas e para que que o usuário fique satisfeito com a experiência e o serviço prestado pela Ouvidoria”, disse Alencar. 

As Ouvidorias setoriais passam por constantes capacitações oferecidas pela CGE, Escola de Governo e ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).   

Confira os canais de atendimento:  

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