Projetos de bombeiro mirim, pesquisa em hospitais e responsabilização de empresas marcam encontro de junho do FOCCO-GO
Os integrantes do Fórum de Combate à Corrupção de Goiás (FOCCO-GO) se reuniram na última sexta-feira (27/6), nas dependências do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), para compartilhar iniciativas relevantes de fortalecimento do controle social, cidadania e integridade no Estado.
Foram apresentados três projetos que contemplam estas temáticas e que já estão em andamento. O primeiro foi o Proebom (Projeto Bombeiro Mirim), projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBPM-GO), que contou com o assessoramento da Controladoria-Geral do Estado (CGE) para seu aprimoramento.
A iniciativa promove ações de cidadania, educação e prevenção junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Na sequência, o TCE-GO apresentou um projeto piloto de pesquisa em hospitais públicos estaduais, com o objetivo de ouvir diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a qualidade do atendimento, apontando desafios e oportunidades de melhoria nos serviços prestados.
A terceira iniciativa foi compartilhada pela CGE-GO: a “Evolução da responsabilização de entes privados no âmbito do Poder Executivo”, apresentou dados e reflexões sobre os avanços na aplicação de medidas de responsabilização a empresas envolvidas em práticas lesivas. Especialmente no tocante à Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e à atuação integrada dos órgãos de controle.
O encontro reforçou o compromisso do FOCCO Goiás em atuar de forma colaborativa para prevenir a corrupção, promover a transparência e ampliar a participação social no acompanhamento das políticas públicas.
PARTICIPANTES – A CGE foi representada na reunião ordinária pelo seu secretário-chefe, Marcos Tadeu de Andrade; pelo subcontrolador do Sistema de Correição e Contas, Bruno Mendes; pela chefe de gabinete da pasta, Alessandra Scartezini; pela auditora-chefe de Segurança Pública, Cíntia Villac; e pela gerente de Auditoria de Políticas Públicas da Controladoria, Helem dos Santos Cunha Assunção.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás



