Ouvidoria passa a integrar canal oficial de atendimento do Governo de Goiás no WhatsApp

Lançada nesta terça-feira (4/8), a ferramenta amplia os canais de atendimento do Estado e facilita o acesso da população à Ouvidoria e a outros serviços públicos

O Governo de Goiás lançou, nesta terça-feira (4/8), o Canal Oficial de Serviços no WhatsApp, que passa a contar com a Ouvidoria entre os serviços disponíveis à população. A iniciativa amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão e permite o registro de manifestações diretamente pelo aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. O novo canal já está disponível para toda a população por meio do número (62) 3201-8700.

Desenvolvida pelas secretarias de Estado da Administração (Sead) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a plataforma reúne diferentes serviços estaduais em um único ambiente digital. Além da Ouvidoria, os cidadãos poderão solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) Simplificada, renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultar processos de licenciamento ambiental e acessar informações sobre serviços públicos com o apoio de inteligência artificial.

Representando a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), participaram do lançamento o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Weyk Wagne Barbosa Gomes; o gerente de Ouvidoria Setorial, Ricardo Gonçalves Santana; e o auditor de Finanças e Controle da Gerência de Ouvidoria, Andrei Azevedo Lima.

Durante a apresentação, Weyk destacou que a integração da Ouvidoria ao novo canal representa mais um avanço na aproximação entre o Estado e a população. “É uma satisfação para a CGE participar deste lançamento e integrar a Ouvidoria ao novo canal oficial de atendimento do Governo de Goiás. A Ouvidoria tem o papel de aproximar o cidadão da administração pública, fortalecendo a participação social e contribuindo para uma gestão cada vez mais transparente e eficiente”, disse.

Em seguida, o secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltou que a Ouvidoria esteve entre os primeiros serviços incorporados à plataforma e foi um dos principais motivadores para o desenvolvimento da solução.

“A Ouvidoria foi um dos primeiros serviços integrados ao canal e teve papel fundamental na concepção desta iniciativa. Nosso objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, reunindo diferentes soluções em um único ambiente digital, com simplicidade, agilidade e inovação.”

Já o secretário da Sead, Sérvulo Nogueira, reforçou que a expansão dos serviços digitais complementa, mas não substitui, os canais tradicionais de atendimento.  

“A ampliação dos serviços digitais não substitui os canais tradicionais de atendimento. Eles continuarão disponíveis para atender a população. O que esperamos é que, com a praticidade proporcionada pelo WhatsApp, haja uma redução da demanda presencial, permitindo um atendimento ainda mais ágil e eficiente para todos os cidadãos.”

No caso da Ouvidoria, os cidadãos continuam podendo registrar manifestações pelos canais já consolidados, como o Portal Expresso, o portal da CGE-GO, o e-mail ouvidoria@goias.gov.br, o atendimento presencial nas ouvidorias dos órgãos e entidades do Estado e na sede da CGE, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), além do envio de correspondência à Ouvidoria-Geral do Estado, localizada na Rua 82, nº 400, PPLT, 3º andar, Setor Sul – Goiânia, CEP 74.015-908 e pelos telefones: 162 ou 0800 000 0333.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão