Governo de Kiev se inspira em Goiás para projetos de Governo Aberto
Representantes da cidade ucraniana procuraram a CGE-GO com o objetivo de conhecer iniciativas já implementadas no Estado, em especial o projeto Estudantes de Atitude, voltado aos jovens
O Programa de Governo Aberto desenvolvido em Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), foi apresentado ao integrante do Departamento de Comunicações Públicas do Governo de Kiev, da Ucrânia, Nakvatskyi Bohdan, durante reunião virtual realizada nesta segunda-feira (10). A reunião foi conduzida pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho Freitas.
Entre as iniciativas de governo aberto e participação cidadã consolidadas em Goiás, destacou-se o projeto Estudantes de Atitude, executado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O programa incentiva a cidadania ativa e o engajamento social de jovens estudantes da rede pública estadual de ensino.
O grupo informou que se trata de uma competição gamificada, em que os alunos são estimulados a exercerem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção. “Eles exercem seus direitos de cidadão por meio de etapas do jogo. Isso inclui a formação de time, auditoria cívica, tarefa especial e desafio. Ao final, escolas e professores que se destacam são premiados financeiramente”, resumiu Ramalho.
O assessor na Subcontroladoria de Governo Aberto, Thiago Barros, esclareceu que o Estudantes de Atitude está alinhado aos esforços globais da Open Government Partnership (OGP) na promoção da Transparência, do Governo Aberto e Inovação. Também ressaltou a “viabilidade de replicação do programa para diferentes contextos locais”.
O representante ucraniano revelou surpresa com o tamanho do projeto goiano. Segundo ele, o objetivo de Kiev ao entrar em contato com a CGE-GO era buscar inspirações para replicar à realidade deles. “Já temos algumas iniciativas na área da participação social voltadas para jovens, mas queremos engajar mais esse público em ações governamentais”, reiterou Nakvatskyi Bohdan.
A CGE se colocou à disposição para um contato aberto e compartilhamento de outras informações do EA, caso o governo de Kiev realmente decida replicar o projeto. Participaram da reunião o superintendente de Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Weyk Wagne Barbosa Gomes; a gerente de Participação Cidadã, Elisa Cascão; e os assessores Thiago Barros de Farias (Governo Aberto) e Marcella Mendonça (Participação Social).
Estudantes de Atitude
Desde que foi iniciado, em 2019, o projeto alcançou 91% dos municípios goianos, por meio de suas unidades escolares. Uma verdadeira comoção entre os 39 mil estudantes de cerca de 780 mil escolas da rede pública do Estado.
Em 2024, última edição, as três escolas campeãs foram respectivamente o Colégio Estadual César Alencastro Veiga, de Trindade; o Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, de Santa Helena; e o Colégio Estadual de Período Integral (CEPI) Gricon e Silva.
Os projetos das três unidades incluíram a criação da função de Agente Social Júnior; um sistema de energia solar e uma Feira de Treinamento Social; iniciativas de limpeza e nutrição e normas internas para conscientização do descarte de lixo eletrônico; além do reuso de água para manutenção da horta escolar.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás