Fórum Goiano de Combate à Corrupção debate maneiras de se aproximar da sociedade 

Integrantes aprovaram a nova identidade visual e ações de promoção para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos 

Representantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO) participaram, na manhã sexta-feira (17/10), da quarta reunião ordinária anual, na sala de sessões da OAB-Goiás. Na pauta, eles alinharam estratégias de comunicação e a realização de seminários para publicizar as principais atividades e ações do Fórum. Atualmente a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) preside o Fórum.  
 
Entre um dos objetivos debatidos na reunião, estava a criação de uma identidade institucional visando o fortalecimento da comunicação externa. A equipe da Comunicação da CGE apresentou uma proposta da nova logomarca do Focco e o elemento escolhido foi o lobo-guará. O animal característico do cerrado e de pernas longas faz uma analogia sobre uma visão além do imediato, antevendo riscos e detectando problemas antes que aconteçam. A proposta foi aprovada por unanimidade e já será usada nas peças publicitárias do Fórum. Confira a apresentação aqui. 
 
A realização de seminários também foi outra forma encontrada para dar mais visibilidade às atividades do Focco e dos órgãos que o compõem. Já está previsto, no dia 8 de dezembro, véspera do Dia Internacional Contra a Corrupção, um seminário com a temática de Transparência, com local e painéis a serem definidos. Além disso, possivelmente em meados de abril de 2026, haverá outro encontro, já para apresentar as entregas institucionais conjuntas do Focco.   

Ainda na reunião, a Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Goiás (CGU-GO), Suzana Kroehling, apresentou o programa da CGU Pacto Brasil pela Integridade empresarial. É um compromisso público e voluntário que as empresas e entidades privadas podem assumir para promover a integridade organizacional. Os órgãos públicos que fazem parte do Fórum podem aderir como apoiador institucional dessa importante iniciativa. 

Estavam presentes nesta reunião a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE); a Controladoria-Geral do Município (CGM); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); o Tribunal de Contas da União (TCU); a Procuradoria-Geral do Estado (PGE); a Controladoria-Geral da União (CGU); a Delegacia de Combate à Corrupção/ Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO); e o Ministério Público de Goiás. 

Sobre o Focco-GO 

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO) é um colegiado interinstitucional criado em 2009, a partir da adesão do Estado à Rede de Controle da Gestão Pública. Reúne 26 órgãos de controle, instituições de justiça, entidades representativas da sociedade civil e universidades, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as instituições que atuam no combate à corrupção e na promoção da boa governança pública. 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) exerce, em 2025, o seu segundo mandato consecutivo na coordenação-executiva do Fórum, reforçando o compromisso do Estado em liderar e articular iniciativas voltadas à integridade e ao combate à corrupção. 

A importância do Focco-GO está em criar um espaço permanente de diálogo e cooperação, voltado à construção de soluções práticas e ao fortalecimento da integridade na gestão pública, contribuindo para uma administração mais transparente, eficiente e orientada ao interesse público. 

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo