CGE realiza mentoria presencial do PCM com gestores de Ceres
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) promoveu, na última quarta-feira (12/06), mentoria presencial referente ao Programa de Compliance Público Municipal (PCM) em Ceres. A pauta principal foi a elaboração do modelo de documento de Escopo, Contexto e Critérios apresentado pelo gestor de Finanças e Controle da CGE-GO, Flori Madureira.
Durante a reunião, estiveram presentes a equipe da alta gestão de Ceres: Edmario de Castro Barbosa, prefeito; Alexandre Bouças Marques, secretário de Planejamento e Tecnologia, e Edgar Divino do Nascimento, controlador geral do município. Além disso, outros 34 servidores participaram presencialmente do encontro realizado na sede da Prefeitura Municipal de Ceres.
A ideia é que, a partir do modelo apresentado, a equipe possa personalizar o documento de licitação de acordo com a sua realidade local. Para Flori Madureira, o engajamento da alta gestão reforça o compromisso do município com o PCM 2024.
Sobre o PCM
O Programa de Compliance Público Municipal (PCM) é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO) e a Federação Goiana de Municípios (FGM).
Inspirado no Programa de Compliance Público Estadual (PCP), estabelecido em 2019 para promover uma gestão pública eficiente em nível estadual, o PCM surge com o objetivo de apoiar os municípios goianos na concepção e aplicação de práticas que garantam uma administração em conformidade com os mais altos padrões éticos e legais.
Para atingir seus objetivos, o PCM realiza anualmente uma abordagem que integra teoria à prática, com a implementação de atividades centradas em três eixos temáticos do Compliance. Esses eixos visam promover a ética, a transparência, a eficiência e a integridade na gestão pública, incentivar a participação social e aprimorar a prestação de serviços públicos à comunidade.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás