CGE participa de simpósio em que STJ recebe nível 3 do IA-CM

Servidores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) participaram do Simpósio Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) STJ – Uma Abordagem Global para uma Administração Pública Moderna, em Brasília, nesta segunda (30/6). O evento marcou o recebimento do nível 3 do IA-CM pelo Tribunal.

Desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) com apoio do Banco Mundial, o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é dividido em cinco níveis. Trata-se de uma ferramenta de gestão com padrões internacionais que agrega valor à auditoria pública, altamente recomendada pelo Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). As entidades com bons níveis podem contrair empréstimos com o Banco Mundial, por exemplo, pois demonstram altíssimo nível de maturidade em auditoria pública.

A CGE Goiás alcançou o nível 2 do IA-CM em 2022, sendo o primeiro órgão de controle interno de Poder Executivo no Brasil a atingir o patamar. Desde então, a CGE-GO trabalha para cumprir todos os requisitos para chegar ao terceiro nível.

A programação do simpósio contou com debates, entre eles sobre os avanços e desafios na implementação do IA-CM no Brasil, com moderação de Fábio Jubé, auditor-chefe interno de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE-GO, e o estudo de caso da implementação do IA-CM no Distrito Federal e em Goiás, apresentado por Henrique Ziller, que chefiou os órgãos de controle interno nas duas unidades federativas.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo