CGE participa de curso internacional sobre Governo Aberto e Mudança Climática

Iniciativa integra o Fellowship OEA, programa que capacita gestores públicos para fortalecer práticas de governo aberto e gestão inovadora na América Latina 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) integrou, nesta semana, o curso Introdução ao Governo Aberto, promovido no âmbito do Fellowship, programa de capacitação coordenado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Dados Abertos com Foco em Mudança Climática: Brasil 2025. A formação, realizada de forma online, contou com a participação de representantes de órgãos públicos brasileiros e organizações da sociedade civil da América Latina.

Com carga horária de 12 horas, divididas em seis sessões de duas horas, o curso tem como objetivo fornecer aos participantes ferramentas conceituais e práticas sobre Governo Aberto, abordando sua interseção com temas estratégicos como mudança climática, uso de dados abertos e políticas públicas sustentáveis.

A CGE-GO foi representada por servidores da Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, que acompanharam as discussões e compartilharam a experiência goiana em iniciativas de participação cidadã, auditoria cívica e transparência ativa, áreas em que o Estado tem se destacado no cenário nacional e internacional, por meio da participação na Open Government Partnership (OGP).

Para o então subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidor-Geral do Estado, Diego Ramalho Freitas, a participação em atividades como essa é fundamental para manter Goiás atualizado sobre as boas práticas globais e ampliar o repertório técnico da Controladoria. “A integração entre dados abertos, gestão pública transparente e ações voltadas à mudança climática é uma agenda prioritária e necessária. Participar desse curso é também fortalecer o compromisso de Goiás com um Governo Aberto e responsável”, destacou.

Sessões

O curso segue com sua programação ao longo da próxima semana, no dia 2 de julho, às 17h, ocorre a Sessão 2, com o tema “Dados Abertos para o Bem Público”. Já no dia 4 de julho, também às 17h, a Sessão 3 discutirá “Participação Cidadã Significativa”. A pauta sobre “Políticas Públicas e Mudança Climática” será debatida no dia 7 de julho, no mesmo horário. A Sessão 5, marcada para 9 de julho, apresentará “Ferramentas, Casos Práticos e Desafios no Brasil”, e o ciclo de encontros será encerrado no dia 11 de julho, às 17h, com a Sessão 6, dedicada para explicar a origem e o legado da Fellowship OEA.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo