CGE participa da 5ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) participou, nesta terça-feira (1/7), da programação da 5ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, realizada na sede da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. O evento reuniu representantes de órgãos de controle de todo o país, com o objetivo de discutir avanços nas políticas de integridade no setor privado e promover a articulação entre os três níveis da federação para a aplicação da Lei Anticorrupção.
Organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Integridade Privada, o encontro contou com a condução do secretário de Integridade Privada, Marcelo Pontes Vianna, e da diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada, Cristine Köhler Ganzenmüller. A reunião oportunizou o compartilhamento de boas práticas, cases de sucesso e estratégias de fortalecimento dos mecanismos de integridade empresarial e de responsabilização de pessoas jurídicas.
Representaram a CGE-GO no evento o subcontrolador do Sistema de Correição e Contas, Bruno Mendes Dias; a superintendente da Controladoria Especializada em Consultoria da Atividade Correcional e Contas, Maria do Carmo Rodrigues Póvoa; e a gerente de Responsabilização de Entes Privados, Ana Cristina Pimentel.
Entre os principais temas debatidos estiveram o panorama dos Processos Administrativos de Responsabilização de Pessoas Jurídicas (PAR), os Acordos de Leniência e Termos de Compromissos conduzidos pela CGU, além do acordo de cooperação entre CGU e Ministério Público Federal (MPF). Também foram apresentados casos práticos da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais e inovações em investigação e regulação implementadas pela Controladoria-Geral do Estado de São Paulo.
Outro destaque da programação foi o estudo da CGU sobre a dosimetria de sanções aplicadas em PARs, além de discussões sobre a exigência de Programas de Integridade nas contratações públicas de grande vulto. O evento também incluiu um painel dedicado ao Pacto Brasil pela Integridade Privada, iniciativa nacional da CGU para incentivar empresas a assumirem compromisso público com a integridade empresarial.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás