CGE marca presença em simpósio sobre governança, IA e Transparência em Brasília 

Evento promovido pela Atricon ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, reunindo parlamentares, gestores e servidores públicos para discutir práticas de modernização institucional

Em busca de novas práticas de modernização institucional, integrantes da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) participaram, nesta terça-feira (4/11), do simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Assista o vídeo aqui.

“Eventos como este são de muito aprendizado e fundamentais para refletirmos sobre o papel da tecnologia e da inteligência artificial na promoção de uma gestão pública mais eficiente. Em Goiás, estamos sempre à frente deste tema com os melhores índices do Brasil e temos buscado integrar inovação e governança, sempre com foco na entrega de melhores resultados à sociedade, por meio de diversas iniciativas”, avaliou o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade. 

Entre elas, a instituição da Lei Complementar nº 205/2025, que criou a “Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial”, com diretrizes para impulsionar a pesquisa, a capacitação técnica e o uso de soluções de IA. O Estado também criou estruturas administrativas, como o Núcleo de Ética e Inovação em IA, e estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). 

A comitiva goiana foi composta ainda pelo superintendente de Controladoria Especializada em Transparência da CGE, Júnior José Costa; o líder de Projetos da Gerência de Participação Social, Thiago Barros de Farias; a gerente de Governo Aberto da Secretária de Saúde, Regiane Correia Dutra e Silva, e os gestores Tiago Borges, Renato Cardoso Nascimento, Jackeline da Silva Bastos e Flori da Costa Madureira Júnior.  

Inovação e transparência 

O simpósio foi realizado em conjunto com a Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública e reuniu cerca de 250 parlamentares, gestores e servidores públicos de todo o país.  

Ao longo do evento, os participantes discutiram os desafios e avanços do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a aplicação do Marco Legal do Uso da Inteligência Artificial, com foco em seus impactos na gestão, no controle e na transparência.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo